Em sua 12ª edição, o Seminário de Promoção à Vida e Prevenção ao Suicídio da UFMS teve início hoje, dia 10, na Cidade Universitária. A cerimônia de abertura oficial foi realizada no Teatro Glauce Rocha.
A primeira palestra da noite, ministrada pelo psicólogo Everton Constantino, abordou a implantação da Rede de Atenção e Prevenção ao Suicídio de Anastácio e as ações realizadas desde o início das atividades. A Rede considera o suicídio como um problema de saúde pública e tem como objetivos capacitar profissionais e a comunidade para a prevenção do ato, além de instituir um sistema de comunicação eficaz para notificar os casos de suicídio.
A segunda palestra, sobre métodos de prevenção do suicídio, foi ministrada pelo capelão e coordenador do curso de prevenção ao suicídio do Hospital Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS), Edilson dos Reis. “O meu objetivo é desmistificar o suicídio, analisando que ele pode ser prevenido com ações simples e principalmente com o método chamado ‘escuta amiga’”, explica.
Segundo a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ana Rita Barbieri Filgueiras, o Seminário funciona como uma troca de experiências e trata a problemática do suicídio com seriedade. “Esse evento é muito importante, porque consegue reunir profissionais da área, estudiosos sobre depressão e suicídio, e a população em geral. É um evento que reconhece o suicídio como um problema real que precisa ser enfrentado e quando você enfrenta esse problema e a comunidade compreende a sua gravidade, as pessoas conseguem realmente se ajudar”.
Programação
Ao todo o Seminário possui dois dias de programação. Hoje, no período da tarde, foi realizada uma mesa redonda sobre experiências de ações de prevenção ao suicídio com representantes da Polícia Militar, da Prefeitura Municipal de Anastácio, do Grupo de Apoio Diálogos sobre Suicídio da UFGD, do Corpo de Bombeiros e da UFMS.
Amanhã, dia 11, as atividades começam às 14h, com a palestra “A genética do suicídio e os transtornos mentais”. A partir das 19h serão realizadas as palestras “Avaliação de risco em suicídio” e “A desconstrução do tabu do suicídio – a busca da prevenção através do diálogo”.
O 12º Seminário de Promoção à Vida e Prevenção ao Suicídio faz parte da campanha Eu Respeito de setembro, que tem como tema a valorização da vida.
Eu Respeito!
UFMS, a nossa Universidade!
Texto: Leticia Bueno