Está aberto o cadastramento e recadastramento do Passe do Estudante para o primeiro semestre de 2022. O cadastramento é voltado para quem solicita o benefício pela primeira vez ou para 2ª via do cartão, e o recadastramento é para atualização dos dados de quem já é beneficiário. O prazo vai até 10 de março.
O Passe do Estudante é concedido pelo município de Campo Grande e isenta o pagamento da passagem do transporte público ao ir e vir da Universidade. O benefício é válido apenas aos estudantes de graduação devidamente matriculados que morem a uma distância igual ou superior a dois quilômetros da Cidade Universitária.
Para iniciar o processo de cadastro e recadastro, é necessário acessar o site passe.campogrande.ms.gov.br para preencher, imprimir e assinar o protocolo, e enviá-lo para a Secretaria de Assistência Estudantil (Seae) por meio do Sistema de Seleção. Não será necessária a entrega presencial do documento e do cartão, basta acompanhar no Sistema de Seleção se o documento foi aceito ou não.
É obrigatório o estudante ter seu próprio CPF e foto digital. A imagem deve ser submetida pelo aplicativo Peg Fácil ou pelo site Passe Capital. Os universitários que tiveram o protocolo do passe validado no início do ano não precisam fazer o processo novamente.
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis elaborou um informativo com o passo a passo para cadastro e recadastro, disponível neste link. No documento há orientações detalhadas sobre os procedimentos necessários, bem como o cronograma de entrega dos cartões.
O assistente em administração da Seae, Anderson Sokem, alerta sobre a importância dos estudantes se certificarem que assinaram o protocolo, antes de enviá-lo para o Sistema de Seleção. Além disso, ele também pede atenção para possíveis pendências na inscrição. “O acadêmico que envia a inscrição, porém há uma pendência na mesma. Neste caso, nós devolvemos a inscrição. O problema é que muitos, ao verem a inscrição com status ‘pendente’ acha que a inscrição está pendente de análise, mas, na verdade, está pendente para que o acadêmico corrija o que está errado ou faltando. Também há o caso do acadêmico que realiza a inscrição e a finaliza, mas não anexa os documentos, gerando pendência”, explica.
Em caso de dúvidas, a Secretaria de Assistência Estudantil pode ser contatada pelo número (67) 3345-7277 ou pelo e-mail seae.proaes@ufms.br. O horário de atendimento é das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados).
Texto: Leticia Bueno