Parque da Ciência tem novos monumentos e realiza visita com alunos da Educação Básica

O Parque da Ciência da UFMS já está aberto para as visitações guiadas na Cidade Universitária. Na manhã desta quinta-feira, 11, alunos do 2º e 3º ano do Ensino Básico tiveram um momento de aprendizagem de forma descomplicada e também conheceram os novos monumentos instalados no espaço.

Entre as novidades, está a Tábua de Galton que é uma forma de ver, na prática, o uso da probabilidade por meio da distribuição de 7 mil bolinhas. O Painel dos ODS possibilita que os visitantes conheçam os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas.

Outra novidade são os Tubos Sonoros, que permitem demonstrar fenômenos físicos e também explicar as notas de som emitidas quando os visitantes utilizam o monumento. Os Bancos Livros de Poemas são instalações que permitem registrar trabalhos de autores sul-mato-grossenses, como Manoel de Barros. Para representar o bioma Pantanal, o Parque recebeu o monumento da Onça-Pintada, local que os visitantes podem descansar e fazer fotos.

A diretora de Popularização da Ciência da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte, Lia Brambilla, explica que o Parque busca aproximar a comunidade externa da Universidade. “Nossos monitores são estudantes de vários cursos da UFMS, treinados para falar de forma clara e acessível para todos os tipos de público. Recebemos desde crianças do ensino fundamental até turmas compostas por idosos. Os monitores apresentam os monumentos e dão exemplos práticos de seu uso no dia a dia, para facilitar a compreensão de todos”, diz.

Para a coordenadora pedagógica Christiane Maldonado, a oportunidade é única para as crianças. “Acho de extrema importância essa visita, pois as crianças aprendem com o lúdico, ficam encantadas. Quando voltamos para a escola as crianças continuam comentando e os pais também nos contam que eles chegam em casa e transmitem o que viram para a família”.

Os alunos também transmitem a euforia que sentem visitando o Parque da Ciência. “Me deixa muito feliz vir aqui, eu amo ciência, eu amo tecnologia, eu amo a física, não sei qual é o melhor monumento, todos são muito legais”, conta Davi Tonetto, 9 anos.

O Parque da Ciência continua com agenda aberta para as visitações guiadas para grupos a partir de 10 pessoas e aberto para as comunidades interna e externa. Os grupos são guiados por monitores e as visitas ocorrem em duas etapas, sendo que no primeiro momento será realizada a recepção e apresentação do parque, seguido por visitas em algum espaço da Universidade, como os laboratórios de Geoecologia e Zoologia.

No Parque da Ciência estão disponíveis mais de 10 monumentos interativos para a utilização do público em geral: a Cadeira de Beuchet, os Espelhos Curvos, o Pêndulo de Newton, o Balanço de Ressonância, o Tubo de Atraso de Som, o Mosaico Interativo, a Alavanca de Arquimedes, o Carrinho sobre Trilhos, os Espelhos Parabólicos de Som, a Geodésica e a Tabela Periódica Interativa. Os agendamentos podem ser realizados aqui

Texto: Bianka Macário
Fotos: Isadora Prado