A partir deste sábado, 9, o Parque da Ciência, localizado na Esplanada do Morenão, vai receber estudantes da Educação Básica numa ação do programa Vem pra UFMS. As atividades vão envolver jogos, pinturas, desenhos, danças e também brincadeiras com os monumentos da Física instalados no local. A programação será realizada todos os sábados até o dia 11 de dezembro, sempre das 8h às 11h30.
Segundo a diretora de Popularização da Ciência da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), Lia Brambilla Gasques, a intenção é de que crianças e jovens, juntamente com suas famílias, participem das atividades programadas e conheçam a Universidade. No total, cinco estudantes bolsistas dos cursos de Arquitetura, Artes Visuais, Ciência da Computação, Educação Física e Física vão mediar as ações previstas. “Além das atividades lúdico-pedagógicas que os acadêmicos vão nos ajudar a desenvolver com as crianças, também teremos os monumentos do Parque da Ciência e elas vão ser orientadas a brincar aprendendo”.
A ideia da construção de um Parque da Ciência na Universidade ganhou força durante a realização da 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em julho de 2019, na Cidade Universitária. No local estão dispostos a Cadeira de Beuchet, conjunto de Espelhos Curvos, Pêndulo de Newton, Balanço de Ressonância, Tubo de Atraso de Som, Mosaico Interativo, Alavanca de Arquimedes, Carrinho sobre Trilhos e Espelhos Parabólicos de Som. Cada monumento está acompanhado de um totem com informações e um QR Code para direcionamento ao site do Parque da Ciência.
A ação é aberta a toda a comunidade. A coordenadora destaca ainda que as atividades serão realizadas de acordo com o Plano de Biossegurança da Universidade. “Pedimos para que as pessoas venham de máscara. Teremos álcool em gel e líquido para que as pessoas passem nas mãos durante as atividades, ainda mais porque as atividades serão rotativas”, complementa.
O programa Vem pra UFMS começou, em 2018, como projeto piloto para apresentar os cursos e espaços da Universidade para alunos da educação básica. Em 2019, estudantes de Campo Grande e de outras cidades do estado visitaram a Cidade Universitária por meio da iniciativa. No ano passado, as visitas foram realizadas de forma virtual, por meio de lives no canal da Diretoria da Escola de Extensão.
Texto: Christiane Reis