Criado em 1972, o Autocine (drive in) é parte da história da UFMS e de Campo Grande. No mês de comemoração dos 122 anos da Capital, o espaço recebe o público neste fim de semana para exibir produções regionais que falam sobre memórias e amor. As exibições estão programadas para amanhã, 21, às 19h, e domingo, 22, às 18h, com a exibição do curta-metragem “Salas de Sonhos” e do longa “Espero que te Encontre e que Estejas Bem”.
A capacidade para cada sessão é de 80 carros e é necessário que os espectadores cheguem com meia hora de antecedência. As exibições são gratuitas e as vagas preenchidas por ordem de chegada.
A programação no Autocine UFMS integra a 5ª Semana Municipal de Patrimônio Cultural e ocorre de acordo com a parceria da UFMS e a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur).
Segundo o secretário de Projetos e Eventos Culturais (Secult), Eduardo Escrivano, da Diretoria de Cultura e Esportes (Dice), da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), o Autocine UFMS é um local para promoção do acesso à cultura. “É um espaço que busca democratizar o acesso às atividades culturais, a possibilidade de exibição de filmes em um local ao ar livre e uma oportunidade de entretenimento”.
Para o secretário de Cultura e Turismo, Max Freitas, o Autocine UFMS está na memória de quem vive em Campo Grande. “É um espaço emblemático, no qual várias famílias se encontraram. É um local de grande relevância, construído em um espaço importante, na UFMS, e remete muito à nossa cultura”, diz.
Para as exibições deste fim de semana algumas regras precisam ser atendidas, com foco em garantir a segurança de todos: não será permitida a entrada de carros que tenham mais de cinco pessoas e todos devem usar máscaras. Será aferida a temperatura de todos e em caso de alguém apresentar febre, não será permitida a entrada do veículo no Autocine UFMS, além disso também não será permitido sair dos veículos, que estiverem dentro das dependências do Autocine UFMS.
Seguindo as normas de biossegurança, no ano passado foram realizadas 20 sessões no Autocine UFMS.
Sinopses
O curta-metragem “Salas de Sonhos”, da diretora Marinete Pinheiro, aborda o espaço entre a poesia e a memória emergindo na superfície da história da cidade que abrigou as Salas de Sonhos com magnitude e imponência. De 1910, quando Rafael Orrico inaugurou as vistas animadas no Arraial de Santo Antônio, até os dias atuais, passaram- se muitos filmes pelas salas de cinema de Campo Grande. E este curta convida a adentrar ao mundo dos sonhos, da sétima arte, onde o escurinho mágico permite sair esfregando os olhos, quase pesados, como quem acabou de sair de um sonho.
“Espero que te Encontre e que Estejas Bem”, de Natara Ney, tem o amor como tema. Em janeiro de 2011 um lote com 110 cartas de amor foi encontrado em uma Feira de Antiguidades, todas escritas por uma moradora da Capital para o seu noivo no Rio de Janeiro. Durante dois anos, 1952-53, ela relata sobre a paixão e a distância. A partir desta descoberta, uma investigação se inicia para localizar este casal apaixonado. Uma história sobre amor, tempo e memória.
Texto: Christiane Reis, com informações da Prefeitura de Campo Grande