A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) estudam a formalização de um acordo de cooperação técnica para a oferta de cursos de pós-graduação strictu sensu (mestrado e doutorado) aos servidores do IFMS.
O reitor Marcelo Turine e a vice-reitora Camila Ítavo se reuniram na terça-feira, 10, com a reitora do IFMS, Elaine Cassiano, para conversar sobre o assunto.
O reitor Marcelo Turine acredita que a cooperação entre as instituições de ensino superior é uma oportunidade para a ampliação da capacidade técnica dos servidores e fortalecimento do desempenho profissional. “Oferecer capacitação para os servidores de Mato Grosso do Sul é um sonho e a UFMS está de portas abertas para realizá-lo. Essa parceria com o IFMS vem nesse sentido”, disse Turine.
Segundo a reitora Elaine, serão reservadas vagas a técnicos-administrativos e professores em cursos de mestrado e doutorado da UFMS. Estima-se que serão cerca de 40 neste ano, 30 vagas em 2022 e mais 30 em 2023.
“Nossa intenção é facilitar a vida do servidor, que poderá fazer mestrado ou doutorado em uma universidade parceira, nossa coirmã. Além disso, queremos proporcionar a mais pessoas a oportunidade de fazer pós-graduação, sem que seja preciso sair do país e com o mínimo de gastos pessoais”, explica a Elaine.
Os termos do acordo serão definidos este mês. Segundo o diretor de Gestão de Pessoas do IFMS, Pedro Rissato, a previsão é que em dezembro o documento, que será elaborado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), esteja pronto e seja assinado pelas duas instituições.
Ainda segundo o diretor, também deverão ser definidos até o próximo mês os programas de pós-graduação que estarão aptos a receber servidores do IFMS. O foco principal será na área de Informática. Rissato explica ainda que as inscrições estão previstas para dezembro e janeiro, e que as aulas deverão começar em março.
Texto: Paulo Gomes (IFMS) e Rose Pinheiro
Fotos: Leandro Benites