Parceria com o Incra oferece 30 vagas de estágio para estudantes

Estudantes de graduação podem se inscrever na seleção de estágio para atuar em um projeto em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A iniciativa oferece 30 vagas para estudantes da Cidade Universitária e cadastro reserva para os Câmpus, com bolsa de R$ 800.

As oportunidades são ofertadas por meio do projeto de extensão “Desenvolvimento de processos inovadores de supervisão ocupacional com o ímpeto de promover ações necessárias à titulação em projetos de assentamento federais do Programa Nacional de Reforma Agrária e de Regularização Fundiária no Estado do Mato Grosso do Sul”. De acordo com a coordenadora Tchoya Gardenal Fina do Nascimento, a iniciativa visa o estudo e a pesquisa sobre a regularização fundiária dos assentamentos e glebas nos municípios do Estado. 

“Esse procedimento é imprescindível para o combate à desigualdade social e à pobreza, dando a milhares de famílias a oportunidade de poderem se sustentar, desenvolver e crescer por meio da agricultura familiar dentro das terras concedidas”, argumenta. 

O trabalho desenvolvido pelos estagiários será, principalmente, remoto. Eventualmente, eles poderão ser convocados para a realização de vistorias in loco nos assentamentos. “As atribuições serão, basicamente, de cadastro e conferência documental, sempre sob a supervisão de professores e supervisores do Incra. O intuito é agilizar a regularização da documentação necessária para a titulação das terras”, detalha. 

Os bolsistas deverão cumprir as metas estabelecidas pelo projeto. Para isso, serão realizados encontros presenciais para treinamento e ajustes. Para participar da seleção, os estudantes devem estar matriculados a partir do 5º semestre, em qualquer curso de graduação da UFMS. Os candidatos serão classificados de acordo com a média de aproveitamento do curso no histórico escolar. 

As inscrições são feitas mediante o preenchimento do formulário, até o dia 22 de junho. São 30 vagas de início imediato para estudantes da Cidade Universitária. Há, ainda, oportunidades em cadastro reserva: 20 para a Cidade Universitária e cinco para cada Câmpus. 

Texto: Mylena Rocha