Estão abertas as inscrições para professores, técnicos-administrativos e estudantes de pós-graduação participarem de trilha de capacitação sobre Spin-offs Acadêmicas, empresas desenvolvidas dentro de instituições de ensino. Os interessados podem se inscrever até 18 de novembro, por meio deste link. A iniciativa voltada para pesquisadores é promovida em parceria com a empresa Emerge.
A partir de uma série de webinários e do curso Inovação para Cientistas 2.0, os participantes poderão adquirir conhecimentos sobre empreendedorismo, propriedade intelectual, captação de investimentos e outros aspectos fundamentais para o desenvolvimento de uma spin-off, com o objetivo de capacitar profissionais da ciência a fundar empresas dentro do ambiente universitário e transformar as pesquisas em soluções de mercado. A capacitação possibilita que esses pesquisadores aproveitem melhor os recursos e infraestruturas da Universidade para levar inovações ao mercado, que gerem impacto econômico e tecnológico.
Durante três semanas estão programas atividades com as seguintes temáticas: os cinco maiores desafios na fundação de uma spin-off acadêmica; os principais erros e acertos nos dois primeiros anos, com convidados especiais da Emerge e de startups; e dicas de como conseguir investimentos.
“A Emerge traz sua experiência em inovação e empreendedorismo para o programa, oferecendo conteúdos especializados e acesso a uma rede de especialistas e mentores. Essa colaboração garante que os participantes recebam uma formação prática e de alta qualidade, alinhada às necessidades do mercado e às melhores práticas do setor. Além disso, a Emerge auxilia na curadoria de palestrantes para os webinários, proporcionando aos participantes uma visão aprofundada de casos de sucesso e desafios reais enfrentados por outras spin-offs acadêmicas”, explica a responsável técnica do Núcleo de Inovação Tecnológica da Agência de Internacionalização e de Inovação, Vilma dos Santos Ramos.
Além da formação, os participantes poderão enviar cases de negócios de suas spin-offs acadêmicas até o dia 31 de janeiro de 2025. As cinco melhores apresentações criada para vender uma ideia, seja propondo um novo projeto ou um investimento, receberão R$ 5 mil em produtos do e-commerce ou serviços da Merck cada, totalizando R$ 25 mil em prêmios. O template, os critérios de avaliação e mais informações serão compartilhadas com os inscritos posteriormente.
Texto: Arthur Ayres, bolsista da Agência de Comunicação Social e Científica