Para celebrar os 40 anos do curso de Química da UFMS, o Instituto de Química (Inqui) inaugurou esta semana uma galeria com os nomes de todos que fizeram parte do curso nestas quatro décadas.
A galeria homenageia todos os egressos, servidores (ativos e inativos) e os diretores do Instituto. “Quando a gente olha essa galeria, a gente vê a história da importância que é uma universidade pública, gratuita, de qualidade e inclusiva. É um orgulho muito grande ver 40 anos de criação de um curso de licenciatura em Química. A química é uma área de conhecimento fundamental para o desenvolvimento da ciência brasileira, (…) então eu fico muito feliz de poder estar junto, aqui, inaugurando essa galeria, mostrando a história, mostrando os grandes personagens que ajudaram a fortalecer a educação, a ciência, a tecnologia e a inovação na UFMS e em Mato Grosso do Sul”, declarou o reitor Marcelo Turine.
De acordo com o diretor do Inqui, Carlos Eduardo Domingues Nazário, a implementação da galeria foi pensada para incluir todos os estudantes, pois nem todas as turmas que se formam no Ensino Superior instalam uma placa com os nomes dos formandos. “Quando nós pensamos em fazer essa implementação, pensamos em homenagear as pessoas que por aqui passaram. Quando alguma turma se forma, ela faz aquela placa de formandos, mas nem todo ano conseguem fazer essa aquisição dessas placas, então é uma forma de, nesses 40 anos, homenagear a todos que por aqui passaram, sejam alunos de graduação, pós-graduação, os servidores aposentados e ativos, e os nossos diretores, que são a gestão da nossa unidade”, explicou.
O egresso Breno Leite Neto, hoje servidor técnico-administrativo da UFMS, aprovou a ideia. “É uma felicidade ver meu nome na galeria, eu me senti muito bem homenageado e fico feliz por essa homenagem a todos os egressos, porque são todos vencedores”, disse.
Segundo o diretor Carlos Eduardo, a meta para os próximos anos do Instituto de Química é seguir crescendo, avançando e melhorando a qualidade do ensino oferecido, para capacitar profissionais e pesquisadores com qualidade.
Texto: Leticia Bueno
Fotos: Leandro Benites