Pantanal Incubadora Mista de Empresas é a primeira do estado a receber certificado Cerne

A Pantanal Incubadora Mista de Empresas (Pime) da UFMS recebeu a certificação de Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne), tornando-se a primeira incubadora de Mato Grosso do Sul a atingir o feito.

O objetivo da certificação é atestar a capacidade da incubadora em apoiar o desenvolvimento de empreendimentos inovadores, gerando emprego e renda na região em que está sediada e oferecer uma plataforma de soluções, de forma a ampliar a capacidade da incubadora em gerar empreendimentos inovadores bem-sucedidos. O modelo é desenvolvido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Todas as incubadoras do Brasil estão sendo orientadas a implantar o modelo Cerne, porque a partir de 2020 as incubadoras que não tiverem adequadas deixarão de receber recursos federais, estaduais e municipais, porque o Cerne é uma espécie de atestado que indica que aquela incubadora efetivamente tem condições de apoiar o desenvolvimento de novos negócios, desde o processo de sensibilização e prospecção até o processo de auxiliar o desenvolvimento dessas empresas”, explica Jardel Mattos, coordenador do projeto.

A Pime é a primeira incubadora do estado até o momento a obter a certificação. “Ser certificado Cerne é um avanço, uma conquista imensa para a Universidade e nos coloca em um rol seleto de incubadoras do Brasil que tem condições de atender novos empreendimentos, e somos a primeira do estado”, afirma Jardel.

Pime

A Pantanal Incubadora Mista de Empresas foi criada em 2002 e entrou em operação em 2007, quando recebeu as primeiras empresas no seu processo de incubação. De lá para cá, da interação entre a UFMS e o setor produtivo, foram mais de 30 empresas atendidas que geraram mais de 150 empregos diretos.

Download (PDF, 719KB)

Texto: Leticia Bueno