Pantanal Incubadora Mista de Empresas apoia dois novos negócios

Os dois novos empreendimentos selecionados pela Pantanal Incubadora Mista de Empresas (Pime/UFMS) foram a República das Arteiras, uma plataforma que reúne costureiras de Campo Grande, e a GEO IA, que oferece soluções para o agronegócio por meio da tecnologia. 

A Pime atua como uma facilitadora na geração e consolidação de novos negócios e está vinculada à Agência de Internacionalização e de Inovação (Aginova). A secretária de Empreendedorismo e Inovação da Aginova, Mariana Klein Marcondes, explica que as empresas incubadas recebem suporte técnico, monitoramento e acesso à infraestrutura da UFMS. “A Pime já apoiou 35 empresas e atualmente está atendendo nove, incluindo a República das Arteiras e a GEO IA”, afirma.

A República das Arteiras é uma plataforma que reúne 52 costureiras de Campo Grande

Para a idealizadora da República das Arteiras, o apoio da Incubadora simboliza reconhecimento e credibilidade. “Representa novas condições de captação de recursos. Quando você está incubada em um organismo desse porte, você tem mais respeito diante de outras instituições”, afirma a empresária Ivani Marques da Costa Grance.

A República das Arteiras já tem se destacado no mercado pelo potencial de inovação. A plataforma funciona como um marketplace e reúne 52 costureiras de toda a cidade, que oferecem diferentes tipos de serviços. 

“A nossa expectativa é ter um acompanhamento, pois já estamos em uma fase madura, já temos a plataforma construída e temos o pessoal negociando. Daqui em diante, precisamos  rever o modelo de negócio e a Pime tem condições de dar esse suporte para a gente, através dos coordenadores de curso, das parcerias e uma série de benefícios que a Universidade tem. Este momento que estamos é bem decisivo do negócio, vem ao encontro da nossa necessidade”, enfatiza Ivani.

A equipe da GEO IA também vislumbra novas oportunidades de crescimento a partir da incubação na Pime. A empresa, que é composta por sete sócios com formação em diversas áreas, propõe o desenvolvimento de ferramentas computacionais para auxiliar na solução de problemas relacionados ao agronegócio, utilizando métodos como inteligência artificial e sensoriamento remoto.

A GEO IA oferece soluções para o agronegócio por meio da tecnologia

Márcio Santos Araújo é um dos sócios e explica que buscou a incubadora pela possibilidade de crescer e absorver a ajuda disponibilizada pela Universidade, assim como o contato com os pesquisadores. “Consideramos essa uma ótima oportunidade para aprendizagem e consolidação do nosso empreendimento, estar incubado nos oferece uma segurança maior para desenvolver produtos inovadores”, explica o empresário.

A Pime oferece cursos de capacitação, consultorias, acompanhamento do empreendimento, acesso a oportunidades de negócio e ao ecossistema de inovação em Mato Grosso do Sul, apoio para participação em eventos e editais de fomento, além do acesso aos laboratórios e equipamentos da UFMS. Para os empreendedores que se interessaram pela proposta da Incubadora da UFMS, é preciso acompanhar os editais de seleção de novas empresas no portal. “É importante ressaltar que a Pime abriu unidades em todos os câmpus, atendendo empresas de todo o estado”, destaca a secretária de Empreendedorismo e Inovação.

A Labmol Vet é uma das empresas incubadas pela Pime e atua como um laboratório veterinário especializado em diagnóstico molecular e sorológico de doenças infecciosas e parasitárias que acometem os animais domésticos. O empresário Rodrigo Leite Soares incentiva que pessoas que querem empreender busquem o apoio da Incubadora. “O que começou com uma ideia de empreendimento, sem muitos  recursos financeiros, tornou-se realidade graças ao apoio e toda assistência e conhecimento fornecidos pela equipe da Pime e da UFMS. A cada dia que passa, estamos evoluindo como empresa”.

Texto: Mylena Rocha

Fotos: Pime/Aginova