Palestra aborda saúde mental e ferramentas do yoga para aliviar a depressão

O projeto de extensão “Conexão e bem-estar por meio do Yoga” promove uma série de ações ao longo deste ano e a primeira delas trará um debate sobre a saúde mental. A palestra “Mais conexão e menos depressão” será realizada nesta quarta-feira, 23, às 19 horas. 

Segundo a coordenadora do projeto e professora voluntária do Instituto de Biociências (Inbio), Flávia Maria Leme, o tema foi escolhido de acordo com o levantamento feito durante as inscrições para as aulas de yoga. No formulário, os interessados relataram problemas como ansiedade e depressão.

“Então, nada melhor do que a gente falar sobre conexão e sobre como ela pode nos auxiliar, aliviando os sintomas. Traremos as ferramentas do yoga, da meditação, que serão trabalhadas na palestra”, explica. 

A palestrante é Didi Shiva’nii, monja de Tantra Yoga pela Organização Internacional Ananda Marga. “Nossa primeira palestrante tem uma caminhada nesta prática de yoga e meditação (…) Em 2015, iniciou seus treinamentos como monja da Ananda Marga, realizando seus treinamentos que se iniciaram na cidade de Da Lat, no Vietnã, depois em Batu Gajah, na Malásia, depois em Bali, na Indonésia, e concluiu sua formação em 2017, em Rampur, na Índia. Hoje ela atua na divulgação dessas ferramentas do autoconhecimento, com base no Tanta Yoga, ajudando as pessoas a se encontrarem”, relata a professora.

Para Didi Shiva’nii, o yoga vai muito além das posturas físicas. Trata-se, na verdade, de um estado de consciência que pode ser acessado por meio da harmonização e alinhamento do corpo físico com o emocional, mental e espiritual. “A meditação do Tantra Yoga é um sistema científico e intuitivo, com técnicas que conduzem nosso fluxo existencial para este estado, fazendo com que nossa mente se mova em direção à liberdade e expansão”, descreve.

A palestra “Mais conexão e menos depressão” será realizada no formato remoto, via Google Meet. Ao longo do semestre, o projeto de extensão prevê mais quatro palestras, e será emitido certificado de participação para aqueles que tiverem pelo menos 75% de presença. Os interessados podem fazer a inscrição no formulário. 

Texto: Mylena Rocha