Palestra aborda relacionamentos saudáveis e combate à violência contra mulher

Relacionamentos e o combate à violência contra a mulher serão abordados na palestra com o tema Você merece um amor leve, na próxima terça-feira, 29.  A palestra será realizada no Auditório do Complexo Multiuso 1, às 9h, e as inscrições estão abertas para toda a comunidade, por meio do preenchimento do formulário. A ação, promovida pelo programa Sou Mulher em parceria com o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS), integra as atividades dedicadas ao Agosto Lilás e fazem parte da campanha Eu Respeito.

A coordenadora do programa e diretora de Inclusão e Integração Estudantil da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, Luciana Contrera destaca que a palestra propõe a reflexão sobre relacionamentos saudáveis. “Trazer as promotoras para conversar conosco é de extrema relevância, uma vez que elas fazem um trabalho fantástico nesta campanha de prevenção ao feminicídio e de preservação da vida das mulheres, abordando questões do cotidiano, que podem passar desapercebidas e já são sinais de alerta para questões mais graves”, aponta.

A Promotora de Justiça e vice-Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público, Clarissa Carlotto Torres, será uma das palestrantes do evento e ressalta que o objetivo é direcionar uma mensagem às mulheres que são vítimas de violência doméstica e familiar, e que podem vir a ser vítimas de feminicídio, além da sociedade em geral, que precisa compreender a necessidade de envolvimento no tema.

“O evento está dentro do nosso projeto de prevenção e combate ao feminicídio. [Uma das fases tem] o tema “Você merece um amor leve”, quando chamamos a atenção para os relacionamentos abusivos, trazendo uma ferramenta chamada “Termômetro”, que permite a qualquer mulher que tenha um celular fazer o teste do seu relacionamento”, afirma.

A palestra também terá a participação da Promotora de Justiça e coordenadora adjunta do Grupo de Atuação Especial dos Promotores de Justiça do Tribunal do Júri, Lívia Carla Guadanhim Bariani; a promotora e coordenadora do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Aline Mendes Franco; e a promotora de Justiça do Núcleo Criminal, Renata Ruth Fernandes Goya Marinho.

Como denunciar

O número 180, da Central de Atendimento à Mulher, registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgãos competentes. O serviço também fornece informações sobre os direitos da mulher, locais de atendimento mais próximos e apropriados para cada caso. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas, todos os dias da semana.

As mulheres que precisam de apoio também podem entrar em contato com a 72ª Promotoria de Justiça na Casa da Mulher Brasileira, pelo WhatsApp 67 99825-0096.

Texto: Mirtes Ramos

Foto: Reprodução/Termômetro