Palestra aborda intergeracionalidade entre servidores e busca combater estereótipos sobre a idade

O Programa “Sou Idoso UFMS” promove nesta quinta-feira, 24, a palestra “Intergeracionalidade no ambiente corporativo”, voltada a técnicos administrativos e docentes com 60 anos ou mais. A iniciativa integra o programa Se Cuide, Te Amo e, também, a campanha Eu Respeito do mês de fevereiro.

A diretora de Atenção ao Servidor da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), Suzi Rosa Barbosa, explica que a palestra contará com uma mesa composta por servidores, técnicos administrativos e professores da UFMS de diferentes faixas etárias. Com processos de formação e rotinas de trabalho diferentes, os participantes poderão trocar experiências.

“A intenção é trazer à tona a convivência entre as gerações, provocar reflexões e um novo olhar. Queremos diminuir os estereótipos etários, tornando o nosso ambiente de trabalho mais inclusivo, produtivo e saudável”, afirma. 

O programa Sou Idoso foi criado em 2021, alinhado a um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que visa assegurar a educação inclusiva e oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. A diretora reforça que o programa busca, principalmente, promover o desenvolvimento pessoal em um ambiente de trabalho acolhedor. 

“O objetivo geral é a redução dos estereótipos etários e preconceitos sobre a capacidade funcional da pessoa idosa. Desta forma, queremos garantir o direito à igualdade de oportunidades para a continuidade de acesso à educação, à saúde, ao lazer e ao trabalho, com vistas ao envelhecimento saudável”, afirma. 

A palestra será realizada presencialmente, às 14 horas, no Auditório do Complexo EAD e Escola de Extensão, na Cidade Universitária. Os servidores de outros câmpus também poderão acompanhar, através da live que será transmitida pelo canal da TV UFMS.

Texto: Mylena Rocha