Pacientes encontram atendimento para doenças reumáticas na UFMS

Por meio do projeto Atenção Multiprofissional ao Paciente com Doença Reumática (AMPaRe) pessoas de toda a comunidade podem obter atendimento gratuito na Universidade. As atividades ocorrem na Clínica Escola Integrada da UFMS, às quartas e sextas-feiras em duas turmas, das 15h às 16h e das 16h às 17h. Podem participar pacientes que tenham diagnóstico de doença reumática e façam acompanhamento médico. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (67) 3345-7967 para obter informações e agendar uma avaliação.

O projeto objetiva promover a melhoria da qualidade de vida dos pacientes e prevenir agravos por meio do atendimento multiprofissional em saúde, com ênfase em Fisioterapia. Atualmente os atendimentos são feitos por acadêmicos de graduação e pós-graduação em Fisioterapia. Recentemente, passaram a compor o projeto também uma enfermeira e uma nutricionista, alunas de pós-graduação, que passarão a atuar junto aos pacientes em breve.

Os atendimentos são em grupo e compreendem exercícios aeróbicos, exercícios resistidos e alongamentos, entre outras atividades. Uma vez por mês são realizadas ainda atividades de educação em saúde com os pacientes. Dentre as doenças para as quais há atendimento no projeto estão: fibromialgia, artrite reumatoide, lupus eritematoso sistêmico, esclerose sistêmica, espondilite anquilosante e osteoartrite de joelho e quadril.

Uma vez por semana toda a equipe do projeto se reúne para discutir o protocolo de exercícios, preparar as atividades e discutir artigos científicos que possam contribuir com o desenvolvimento do projeto. Uma acadêmica da pós-graduação em Fisioterapia também acompanha as consultas dos pacientes participantes do projeto que são atendidos no ambulatório de reumatologia do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap), às quartas-feiras pela manhã.

A Clínica Escola Integrada da UFMS fica na Cidade Universitária em Campo Grande, atrás da Unidade 12.

 

 

Texto: Ariane Comineti

Fotos: Cedidas pela equipe do projeto AMPaRe