Ouvidoria Itinerante apresenta ações para gestão dos serviços da Universidade

Servidores da UFMS participaram do projeto Ouvidoria Itinerante nesta quarta-feira, 17, que reuniu também a Corregedoria e a Auditoria da UFMS.

Durante a tarde, o ouvidor-geral da UFMS, Fernando Lopes Nogueira, detalhou como funciona o trabalho e de que forma ele contribui para a gestão. A apresentação presencial ocorreu no auditório do Complexo da Escola de Extensão e EaD, na Cidade Universitária, e foi acompanhada também por mais 90 pessoas de forma remota.

Segundo informações do ouvidor-geral, o Ouvidoria Itinerante está sendo levado aos câmpus da Universidade desde 2016 . “Esse trabalho leva o papel da ouvidoria dentro da gestão a todos os câmpus, professores, técnicos, estudantes e sociedade. Somos um órgão de interlocução”, disse.

Nesse sentido, ele destacou ainda que por meio do canal ouvidoria.ufms.br é possível fazer solicitações, elogios e reclamações, entre outros. “É uma ferramenta que está no ar 24 horas e que é gerida pela Controladoria Geral da União (CGU), então é altamente segura”, afirmou.

Para o pró-reitor de Administração e Infraestrutura, Augusto Malheiros, que participou da apresentação, esse tipo de exposição permite melhor compreensão de cada segmento. “Interessante a pró-atividade da equipe da Ouvidoria, Corregedoria e Auditoria Interna da UFMS, isso aproxima esses canais dos servidores, em prol da qualidade dos serviços que oferecemos”, disse.

O pró-reitor destacou que o estudante e o conhecimento são os carros-chefes da Universidade e que todas as funções existentes são exatamente para potencializar a entrega desse produto que é a formação do aluno. “Assim com a iniciativa evidencia muito a leitura dos servidores sobre as competências das unidades – em especial Ouvidoria, Corregedoria e Auditoria – fazendo entender que faz parte de uma grande engrenagem”.

Texto e fotos: Christiane Reis