Organização internacional seleciona estudantes para serem embaixadores dos ODS

Com o objetivo de contribuir para a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, a organização voluntária The Road to Rights promove o programa G17 University Ambassadors Consortium (UAC). O objetivo é selecionar 17 estudantes de graduação de cada universidade para tornarem-se jovens embaixadores por meio de um programa de experiência em liderança de um ano.

A seleção está aberta e podem participar estudantes de todos os cursos da UFMS. As inscrições podem ser feitas até esta quinta-feira, 28, aqui.

A formação de um ano do G17 UAC Brazil visa a capacitar os jovens embaixadores nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A ação é desenvolvida por meio de quatro pilares: capacitação, liderança, advocacia política e ação.

“Os estudantes da UFMS selecionados irão passar por uma jornada de aprendizado para que mobilizem sua comunidade universitária por meio de algumas tarefas que deverão ser feitas neste período. Dentre elas estão projetos temáticos, discursos individuais, artigos anuais e mobilização nas redes sociais”, explica o diretor de Desenvolvimento Sustentável da Universidade, Leonardo Chaves.

Ainda conforme o diretor, durante e após este ano de formação são concedidos reconhecimentos pelos trabalhos desenvolvidos na defesa dos ODS, mobilização da sociedade e de conscientização sobre sustentabilidade.

 

Experiência

A estudante de Psicologia Júlia Watanabe se inscreveu para ser embaixadora do G17 UAC Brazil. “Como embaixadora tenho de criar projetos relacionados aos ODS que vão mudar o ambiente em que vivo e a comunidade. Minha participação no G17 vai trazer muitas coisas novas à minha formação. Sempre tive vontade de mexer com causas sociais e além de tudo que vamos receber depois de completar o curso, que é a carta de recomendação e o certificado, teremos também experiência, o que é um passo a mais para sermos líderes e fazermos mudanças onde estudamos e vivemos”, disse.

O estudante de Enfermagem Henrique Moreira atua como executivo da equipe de Mídia e Comunicação do G17 UAC Brazil. “A imersão no G17 fomenta ainda mais os conceitos de saúde e bem-estar que são propostos pela Organização das Nações Unidas para a prática dos ODS que devem ser atingidos até o ano de 2030. Isso percorre muito além do que propriamente as ODS, é uma realização pessoal para desenvolvimento social, assim como a busca coletiva para um mundo melhor para todos sem distinção”, apontou.

A The Road to Rights é uma organização voluntária criada em 2009 no Sri Lanka por Ashan Perera. Liderada por jovens, a instituição já recebeu diversos prêmios internacionais, incluindo o prêmio das Nações Unidas sobre a ação nos ODS. O objetivo é a promoção de apoio e capacitação de jovens, crianças e mulheres por meio de várias formas de atividades como fóruns abertos, conferências, workshops, programas de formação e campanhas de mídia social. A organização adota uma abordagem baseada em Direitos Humanos para a paz e o desenvolvimento sustentável.

Mais informações sobre o programa G17 UAC Brazil podem ser obtidas nos portais do G17 UAC e da The Road to Rights, ou ainda nesta live, disponível no perfil do @g17brazil.

 

 

Texto: Ariane Comineti