A Oficina de Inventor e a RoboGeeks, empresas incubadas na Pantanal Incubadora Mista de Empresas (PIME), realizaram nesta semana oficinas para aprendizagem de alguns conceitos de elétrica, programação e robótica educacional, direcionadas a crianças e adolescentes.
Nos primeiros três dias de oficinas, os participantes aprenderam sobre eletricidade básica, eletroscópio, criação de circuito, como ligar o motor e carrinho elétrico. A oficina de elétrica foi ministrada pelo professor Humberto Vilhalba Carrapateira.
Na segunda fase, últimos três dias, a turma aprende sobre história e conceitos de programação e robótica, ambientes de desenvolvimento, programação em blocos, identificação e construção de protótipo utilizando kit de robótica.
De segunda a sexta-feira, a oficina funciona das 14h às 18h e no sábado de 8h às 12h. As aulas acontecem no Portão 13 do estádio Morenão e nas instalações da PIME.
“São 24 horas, sendo 12 horas destinas à elétrica e mais 12 horas à programação e à robótica educacional. Nosso propósito é fazer com que todos tenham acesso à tecnologia, criem algo novo, utilizando a multidisciplinariedade”, explica Giancarlos Gonçalves, sócio de André Castro e George Silva na empresa RoboGeeks.