A oficina da memória “MemorIDADE”, projeto de extensão vinculado ao Programa Institucional Universidade Aberta a Pessoa Idosa (UnAPI/UFMS), encerrou ontem (3) as atividades de 2020 com encontro on-line.
Esse ano foi elaborada uma cartilha e entregue para todos os idosos em domicílio, de forma a vinculá-los ao projeto, considerando os desafios da distância, segundo a coordenadora professora Rosimeire Seixas (Famed), que divide a coordenação com a professora Bruna Luchesi Moretti, do curso de Medicina de Três Lagoas.
Com participação média de dez idosos, foram realizados oito encontros às quintas-feiras desde o dia 1º de outubro, quando comemoraram o Dia Nacional do Idoso.
“Os temas abordados buscaram trabalhar os diferentes tipos de memória, com foco especial nos processos de atenção e nas estratégias para melhorar as falhas de memória. Além disso, abordou-se a importância do autocuidado, especialmente, com a alimentação e a saúde mental. Os idosos foram desafiados durante a semana a enviarem fotos dos pratos de suas refeições, bem como os estudantes, a fim de estimular uma alimentação saudável”, explica a professora Rosimeire.
Uma das estratégias utilizadas para o cuidado com a saúde mental foi a de “cultivar as boas memórias”, em que os idosos foram estimulados a contar os locais que já viajaram, lembrar de histórias da infância, da juventude, namoro, trabalho, a recordar e cantar músicas para aliviar o estresse, além de dar conselhos para os mais jovens, valorizando suas experiências de vida.
“Esse ano o projeto contou com inúmeros desafios. No início estava bem receosa se conseguiríamos trabalhar a oficina da memória online. Diante disso, conseguimos concretizar o desejo de elaborar e trabalhar a partir da cartilha, o grande diferencial do projeto neste ano. Na avaliação final, os idosos ressaltaram como foi importante ter esse espaço para os encontros, mantendo contato com os colegas e com os alunos, representando um momento de trocas afetivas e de acolhimento”, completa a coordenadora.
Da mesma forma, os estudantes ressaltaram a importância da troca com os idosos. “Comentaram sobre a atividade que desenvolveram em que foi solicitado aos idosos darem um conselho para a juventude, esse foi o momento que mais marcou os acadêmicos. Todos despediram com a esperança de que em 2021 possamos nos encontrar presencialmente”, relata Rosimeire.
Conheça abaixo a Cartilha.
Texto: Paula Pimenta