Entre os dias 16 e 18 de maio, a Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, realizou o 32º Congresso Odontológico de Bauru (COB). No evento, o curso de Odontologia da UFMS se destacou com cinco trabalhos premiados em sete categorias.
O trabalho intitulado “Soluções Estéticas com o Uso de Resina Infiltrante” apresentado pela acadêmica Bruna Chaves da Silva, sob orientação da professora Andrea Freire de Vasconcelos Eckelberg foi premiado três vezes: melhor trabalho na categoria inscrita – Dentística, Graduação, Apresentação Oral; melhor trabalho de graduação de todas as áreas e melhor trabalho apresentado no Congresso, dentre mais de 650 inscritos em diferentes categorias, de diferentes instituições.
“Por estar representando a UFMS a responsabilidade era grande, principalmente, pelo fato de o congresso acontecer em uma instituição tão renomada como a USP e contando com a participação de alunos de graduação e pós-graduação de várias partes do Brasil. Para mim, a participação já era muito gratificante! Poder entrar em contato e ser avaliada por professores tão experientes foi uma grande recompensa”, comenta Bruna.
De acordo coma professora Andréa, o trabalho relata uma solução minimamente invasiva para resolver problemas estéticos como a presença de manchas brancas, causadas por diferentes etiologias. “Nestes casos, a solução comumente empregada é a remoção das manchas por desgaste e a inserção de materiais restauradores. Já o uso de resina infiltrante permite a resolução sem desgaste na estrutura dentária, sendo uma abordagem muito mais conservadora e com ótimo resultado estético”, explica a professora. De acordo com ela, isso permite que a técnica seja utilizada também em pacientes mais jovens. “A odontologia minimamente invasiva emprega o conceito de máxima preservação da estrutura dental sadia, sendo o melhor caminho, a longo prazo, para preservar a saúde oral”, destaca.
“Para mim esse prêmio é importante pois me incentivou a buscar excelência clínica e maior envolvimento científico. Além disso, acredito que os alunos se sentiram motivados a romper fronteiras e a buscarem mais envolvimento científico em congressos na área odontológica. Poder ver nossa instituição, professores e alunos executores de grandes trabalhos sendo reconhecidos também foi muito gratificante. A experiência e aprendizado adquiridos com apresentações de trabalhos científicos foram valiosíssimos, com certeza, saí mais enriquecida”, complementa Bruna, que dividiu a autoria do trabalho com a ex-acadêmica da Faodo, Fabiani Ferrari.
Para participar do Congresso, o grupo de alunos contou com o apoio da UFMS. Foram apresentados 24 trabalhos. “Além deste, outros trabalhos da UFMS também foram premiados. Isso gera a certeza de que estamos no caminho certo e ao mesmo tempo enche de ânimo os estudantes e professores que voltaram do Congresso com vontade de realizar ainda mais”, destaca Andréa.
Na categoria Relato de caso, Graduação, Painel, Caso Clínico em Estomatologia, o trabalho “Carcinoma mucoepidermóide em palato”, de autoria dos estudantes Rafaela Roberto Lima e Lucas Moura de Oliveira, da mestra Silvia Roberta Cieslak Sanches com orientação das docentes Daniella Moraes Antunes e Rosana Mara Giordano de Barros conquistou o primeiro lugar.
Já o trabalho intitulado “Síndrome de Burnout e ideação suicida em estudantes de Odontologia“ ficou com a primeira colocação na categoria Graduação, Painel, Pesquisa em Saúde Coletiva. O trabalho é de autoria do estudante Vitor Fernando Resende Jacomini e foi orientado pelo professor Alessandro Diogo De Carli.
O trabalho “UFMS vai à escola: colecionando experiências sociais” foi o melhor da categoria Graduação, Oral, Caso Clinico e também em Saúde Coletiva. A autoria é dos estudantes Carla Beatriz Fernandes de Oliveira, Maria Angélica Ferreira Guirado, Michelle Coelho de Brito Dau, Nathália Valdez da Silva, Victor Augusto Alves Bento e Mirian Coura Aveiro.
Na categoria Graduação, Painel, Caso Clínico em Cirurgia, ficou em primeiro lugar o trabalho “Fasceíte necrosante de origem odontogênica em paciente diabético: relato de caso”. A autoria é das estudantes Thábata Flávia Ribeiro Guimarães da Silva e Aline Bergman de Souza Herculano, do doutorando Gustavo Silva Pelissaro e da preceptora Janaina Gomes Paiva Oliveira. Eles foram orientados pelos professores José Carlos Garcia de Mendonça e Ellen Cristina Gaetti Jardim.
Texto: Vanessa Amin
Fotos: Divulgação COB