Evento é organizado pela UFMS, a primeira instituição brasileira a participar do Observatório de Sustentabilidade na Educação Superior da América Latina e Caribe
As instituições de Ensino Superior (IES) têm papel fundamental na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e engajamento na Agenda 2030, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Além da aplicação dos ODS na gestão, as IES são fontes de produção e disseminação de conhecimento e proposição de soluções que podem alavancar o desenvolvimento sustentável.
Para melhor entender como as IES brasileiras incorporam os ODS e saber quais ações têm desenvolvido, o Observatório de Sustentabilidade na Educação Superior da América Latina e Caribe (Oses-ALC) lança no país o formulário de diagnóstico do conhecimento, compromisso e ações das instituições de educação superior com a Agenda 2030 e os ODS. O lançamento já ocorreu em outros países, como Colômbia, Costa Rica e México.
O evento será realizado em formato on-line, no dia 16 de agosto de 2022, às 9h (horário de Mato Grosso do Sul). “A UFMS é membro do Oses-ALC desde maio deste ano, por meio de um acordo de cooperação com a Universidade de Ciências Aplicadas e Ambientais da Colômbia, que é a central do Observatório. A Universidade é a única instituição brasileira no Observatório, então caberá a ela a missão de organizar o evento”, explica o diretor de Desenvolvimento Sustentável da UFMS (Dides), Leonardo Chaves.
O formulário foi desenvolvido em projeto com o escritório regional das Nações Unidas para o meio ambiente. “O objetivo é fomentar a sustentabilidade nas universidades brasileiras, por meio da apresentação deste formulário”, acrescenta a professora da Escola de Administração e Negócios (Esan), Rosamaria Cox Moura Leite Padgett, que é pesquisadora do observatório.
“Com base nas informações colhidas por meio do seu preenchimento pelas instituições brasileiras, teremos um primeiro diagnóstico do estado atual deste processo no país. O evento do dia 16 visa a convidar os gestores universitários a conhecerem o formulário e seus objetivos, para assim responderem”, fala Leonardo.
Devem participar do lançamento a diretora executiva da Carta da Terra da Unesco, Mirian Vilela, e a pesquisadora do observatório, Ângela Maria Plata Rangel. “Além dos gestores universitários, toda comunidade acadêmica pode participar”, ressalta o diretor da Dides.
Para se inscrever, basta preencher o formulário disponível aqui. O evento será transmitido no canal da Agência de Educação Digital e a Distância (Agead) da UFMS. Após a transmissão, o formulário estará disponível no site do Observatório em português.
“A sustentabilidade deve se converter em um dos propósitos fundamentais das universidades, de tal forma que seja uma prática transversal, que exerce influência nas suas estruturas, programas e atividades”, finalizou Rosamaria.
Texto: Vanessa Amin