O uso de meios eletrônicos misturado com o violoncelo é explorado em apresentações

A primeira semana de apresentações e debates do Festival Mais Cultura encerrou com o recital “CELLO++/BR: música brasileira para violoncelo e eletrônica”, realizada pelo professor William Teixeira com outros quatro artistas que exploram o violoncelo misturado a meios eletrônicos.

O início do recital foi marcado pela presença do pró-reitor Marcelo Fernandes, que agradeceu ao professor. “É uma alegria para nós fechar o festival com uma apresentação do William”.

Para abrir a primeira parte da apresentação William agradeceu e explicou o conceito das peças que seriam apresentadas. “Quero agradecer pela oportunidade de trazer um pouco da minha pesquisa, que será tocada aqui através de quatro músicas, quatro peças. E parte da minha pesquisa envolve essa busca por maneiras de combinar o violoncelo com meios eletrônicos dos mais distintos”, conta.

Durante o evento foram apresentadas quatro peças, todas interpretadas por William, de autoria de compositores que têm feito produções nacionalmente. Os espetáculos apresentados foram “…das ilusões que nunca nos enganam ao nos mentirem sempre”, do professor da Universidade Estadual do Paraná, Felipe de Almeida Ribeiro; “Le troisième reflet”, do professor da Universidade de Paris, Mikhail Malt; “Intarsia”, da professora da Universidade de Brasília, Tatiana Cantarazo; e “Punctum”, do professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Bryan Holmes.

Após as peças, houve um bate papo entre William e o professor Rafael Salgado, tecendo comentários das apresentações que foram mostradas, abordando a questão do uso de recursos eletrônicos na música tradicional e respondendo dúvidas dos espectadores pelo chat virtual.

A transmissão do programa que está disponível no canal da TV UFMS e foi visualizada por 174 pessoas.

Texto: João Barbosa Marques (estagiário da Agecom)