O momento é de prevenção, zelo, solidariedade e serenidade

Nossa maior preocupação é a proteção da comunidade universitária da UFMS e a população sul-mato-grossense. Desde o início do semestre letivo, estamos tomando todas as medidas necessárias para aumentar o controle e reduzir a possibilidade de propagação do vírus em nossos espaços. A UFMS está seguindo todas as recomendações do Ministério da Educação e do Ministério da Saúde, além das emanadas das autoridades de saúde estadual e local.

Nosso esforço tem sido direcionado para a divulgação de informações corretas, evitando o pânico e a disseminação de notícias falsas e alarmistas, sempre com base em decisões técnicas. Muitos questionamentos estão sendo realizados e estamos trabalhando arduamente para responder a todos eles. Para isso, criamos o Comitê Operativo de Emergência (COE/UFMS), formado por especialistas da UFMS de várias áreas, focado no enfrentamento da doença e na análise de cenários e recomendação de medidas de prevenção, em tempo real, recomendações que vêm subsidiando a tomada de decisões pela Reitoria.

No mesmo dia de sua criação, o Comitê divulgou as orientações iniciais, seguida da assinatura  da Portaria n. 394, de 13 de março de 2020, com recomendações ampliadas. Hoje, dia 17, entra em vigor a substituição das atividades presenciais de todos os cursos de graduação e de pós-graduação (lato e stricto sensu) por estudos dirigidos com uso de ferramentas de educação a distância e tecnologias de informação e comunicação, no período de 17 de março a 17 de abril de 2020, mantendo-se o calendário acadêmico para que não exista qualquer prejuízo à comunidade universitária.

Precisaremos de um esforço coletivo para manter as atividades de ensino de graduação e de pós-graduação utilizando os recursos tecnológicos disponíveis e as ferramentas de Educação a Distância a fim preservar a saúde da comunidade universitária e o direito à educação, finalidade básica da UFMS, com base nas ferramentas tecnológicas já disponíveis para utilização pelos docentes.

Nossa equipe da Secretaria Especial de Educação a Distância (Sead), em conjunto com as Pró-reitorias de Graduação (Prograd) e de Pesquisa e Pós-graduação (Propp) preparou tutoriais e cursos para garantir aos professores a correta utilização dos recursos tecnológicos, como Moodle, Google Meet e Google Classroom. Além dessas plataformas, existem diversas ferramentas e recursos que podem ser utilizados pela unidade, como as plataformas digitais, sociais e dispositivos móveis.

Também colocamos no ar um canal de comunicação, criado pela Agecom, para reunir e atualizar todas as informações específicas sobre o combate ao coronavírus. Recomendo que estudantes, técnicos e professores acompanhem e sigam as orientações divulgadas no canal ufms.br/coronavirus.

Ainda, para viabilizar a continuidade dos serviços públicos nesse momento emergencial e excepcional, a UFMS adotou o teletrabalho aos servidores (professores e técnicos), com a devida assinatura do termo de ciência e responsabilidade, no qual existe a concordância de teletrabalho em sua residência, com menor deslocamento possível, a fim de reduzir a propagação do vírus em Mato Grosso do Sul.

Ciente de tamanha responsabilidade na atuação da prevenção da disseminação do coronavírus na comunidade universitária, a UFMS fez e está fazendo a lição de casa.

Continuaremos alertas e atentos para atualizar nossas diretrizes e determinações em prol da saúde de nossa comunidade e do país. A situação está sendo constantemente monitorada e avaliada e a data de retorno das aulas presenciais será anunciada assim que possível.

Conto com o apoio de toda a comunidade universitária para juntos evitarmos a disseminação do vírus e adotarmos corretamente as medidas de prevenção amplamente divulgadas.

Muita paz, colaboração e serenidade neste momento difícil do mundo!

Marcelo Turine

Reitor