Número de pesquisadores visitantes inscritos em seleções surpreende

Está bem acima do esperado o número de pesquisadores nacionais e estrangeiros que atenderam ao chamado dos editais de seleção de pesquisadores visitantes pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPP), direcionados ao desenvolvimento do ensino e da pesquisa científica, tecnológica e de inovação, nas Unidades de Administração Setorial (UAS) da UFMS que possuem programa de pós-graduação stricto sensu.

Com 20 vagas para pesquisadores nacionais e outras 20 para estrangeiros, a UFMS recebeu manifestação de interesse de 70 pesquisadores do Brasil e 103 de outras nações.

“Vamos garantir pelo menos um professor visitante por unidade, desde que aprovado. O objetivo é fortalecer os programas de Pós-Graduação da UFMS, incentivando o desenvolvimento de trabalhos e pesquisas dos acadêmicos com os pesquisadores visitantes”, afirma o Pró-Reitor de Pós-graduação e Pesquisa, Nalvo Franco de Almeida Junior.

Essas contratações devem incentivar a inserção de recursos humanos qualificados, nas áreas de concentração descritas nos editais, com a proposta de “fortalecer o ensino de graduação e de pós-graduação na UFMS; incentivar o fortalecimento e ampliação dos grupos de pesquisa e das ações de pesquisa e inovação dos programas de Pós-graduação da UFMS; estimular as redes de parcerias internacionais para a execução de projetos de pesquisa e de tecnologia inovadores; estimular o ambiente acadêmico internacional na UFMS e fortalecer os indicadores educacionais e científicos da UFMS e o desenvolvimento do Estado”.

A seleção dos candidatos será feita pelas unidades em conjunto com a Propp, e deverão ser contratados aqueles que tenham as melhores pontuações nos projetos de pesquisa, currículo, produção científica, orientações, entre outros quesitos que melhor atendam os programas de Pós-graduação da UFMS.

Os contratados deverão participar de atividades de ensino na graduação e na pós-graduação, na orientação de alunos e no desenvolvimento de pesquisas com vistas à ampliação das competências estratégicas da UFMS. Os contratos terão vigência de até 24 meses para pesquisadores estrangeiros e de até 12 meses para pesquisadores brasileiros, podendo ser prorrogado por igual período.

Até 12 de março será feita a divulgação das propostas enquadradas. Depois, até 20 de abril, acontece a divulgação do resultado final das propostas selecionadas, com envio de documentação complementar, assinatura do Contrato de Pesquisador Visitante com a UFMS e início das atividades.