Núcleos oferecem aulas de dança contemporânea e teatro

Até 28 de março, estão abertas as inscrições para participar das aulas oferecidas pelos núcleos de Extensão em Artes Cênicas (NEX) e de Estudos em Dança e Movimento (Nedem) da UFMS. Para participar é necessário apenas ter idade a partir de 18 anos. Podem participar estudantes e servidores, além da comunidade externa.

Para inscrição é necessário selecionar qual modalidade vai fazer e acessar o formulário (veja aqui), gerar uma Guia de Recolhimento da União (GRU) no valor de R$ 150 por semestre. “O NEX é um projeto da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Esporte (Proece) que reúne algumas iniciativas administrativas em torno da facilitação das atividades que envolvam teatro e dança, como aulas nessas duas linguagens artísticas, dialogar com a classe artística local e oferecer capacitações”, explica o coordenador do NEX, Gabriel da Silva.

“Iniciamos as atividades no primeiro semestre de 2023, adaptando uma sala para o trabalho cênico, e no segundo semestre ofereceremos aulas de iniciação aos jogos teatrais, e danças urbanas, bem como retomamos, com o Nedem, a atuação da Sinapse Cia de Dança Contemporânea da UFMS”, diz.

De acordo com Gabriel, as aulas de teatro serão realizadas sempre às quartas-feiras, das 18h às 20h30, na sala multidisciplinar da Faculdade de Educação. Ele faz um convite a todos e fala da importância do teatro em relação ao processo de construção da identidade. “O ambiente faz valer a superação do medo. O teatro é uma linguagem artística transformadora, que nos coloca de frente com a nossa própria construção identitária enquanto sujeitos e enquanto sociedade. Estar em cena, ‘jogar’, é sobre isso: é alternar entre a ação e a posição de plateia e, nessa alternância, nos enxergarmos. A mediação dessa experiência de problematização da cultura através do corpo precisa necessariamente ser cuidadosa, sensível e, por isso, o teatro é uma linguagem de didática essencialmente generosa: não é preciso ter experiência prévia, apenas a disponibilidade para frequentar as aulas, e a vontade de ‘brincar’”, reforça.

“O projeto é direcionado à toda a comunidade acadêmica, e é de especial interesse para estudantes de algumas carreiras. Por exemplo, estudantes das licenciaturas em artes visuais e música aproveitarão os conteúdos e a experiência em sala de aula: professores de artes do setor público geralmente possuem formação em apenas uma linguagem artística, mas deverão atuar com as quatro linguagens: dança, teatro, música e visuais; estudantes de psicologia encontrarão no projeto de teatro uma outra perspectiva de observação das subjetividades; estudantes de audiovisual entrarão em contato com a linguagem, e essa será uma experiência fundamental na direção de cenas; estudantes de arquitetura desenvolverão um outro senso de espacialidade, e assim por diante. Em resumo, as aulas de teatro são sobre o encontro entre as pessoas, e é uma experiência interessante a todo mundo que tenha interesse nas relações humanas”, destaca Gabriel.

As aulas de dança contemporânea serão realizadas sempre às terças-feiras, das 20h às 21h30, também na sala multidisciplinar da Faculdade de Educação. “Desde 2009, nós oferecemos diversas modalidades à comunidade como balé clássico, jazz, dança contemporânea, sapateado americano dança do ventre, danças urbanas. O Nedem é um braço da companhia de dança que nós temos na Universidade que é a Sinapse”, explica a coordenadora Mariana Cavalcanti.

“Para quem está em dúvida ou com medo de se inscrever por não ter experiência é uma aula de dança contemporânea iniciante. Não precisa ter medo. Pode vir, não precisa ter nenhuma experiência, pois priorizamos, nas aulas, cada indivíduo. Vamos fazer com que cada um trabalhe mais a conscientização do movimento, do trabalho do corpo, de se autoconhecer. Vamos trabalhar diversas técnicas dentro desse estilo de dança. Então, é muito interessante”, continua Mariana, que dança desde os quatro anos. “Além disso, na aula priorizamos também a criatividade, os processos criativos. A dança contemporânea é um estilo que proporciona diversas possibilidades de autoconhecimento, principalmente do próprio corpo, é uma atividade muito prazerosa que melhora até a autoestima”, fala.

Segundo ela, as aulas abordam, ainda, a educação somática, na qual trabalha-se o movimento por meio, também, da consciência corporal. “São usadas diversas técnicas. Além disso, é um estilo que proporciona diversas possibilidades de autoconhecimento, principalmente do próprio corpo, é uma atividade muito prazerosa que proporciona até a melhora da autoestima”, explica a coordenadora do Nedem.

Inscrições

Sobre as inscrições, Gabriel reforça que a efetivação da matrícula está condicionada ao pagamento da GRU ou ao envio da documentação que comprove a situação de vulnerabilidade. “Estamos reservando 50% de nossas vagas pessoas usuárias do CadÚnico ou que tenham baixar renda comprovada junto à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.

Confira o edital completo aqui. Caso haja alguma dúvida, entrar em contato pelo e-mail nexcenicas.proece@ufms.br.

Texto: Vanessa Amin