Novo serviço reduz em 36% os custos de telefonia na Universidade

A partir do dia 18 de outubro, entra em funcionamento o novo serviço de telefonia da UFMS, que reduz em 36% os custos em comparação ao contrato anterior. A Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Agetic), responsável pela coordenação do sistema, espera uma economia de mais de R$ 1,4 milhão em quatro anos.

O novo modelo de contrato adota a tecnologia Voice Over IP (VOIP) e apresenta recursos como fila de atendimento, conferências, atendimentos automatizados e outras funcionalidades que serão implementadas posteriormente, conforme a política institucional. A atualização permite um gerenciamento otimizado e facilitado, com transparência e controle de custos, a partir de sistemas de tarifação e da utilização do PIN pessoal e intransferível para a realização de ligações.

Com o novo contrato, todos os telefones da UFMS serão substituídos por novos aparelhos, que serão mantidos pela empresa prestadora de serviços. A distribuição dos novos telefones adequados à tecnologia VOIP está sendo realizada nesta quinta-feira (17), na Cidade Universitária. A implantação da nova central telefônica ocorre na sexta-feira, entre 9h e 11h. A substituição já foi realizada em todos os câmpus.

“O procedimento pode causar instabilidade no serviço de telefonia e por isso contamos com a costumeira compreensão da equipe da UFMS para que possamos ter um serviço de telefonia moderno”, explica Maurílio Montanha, diretor em execício da Agetic.

Os aparelhos telefônicos com a ficha patrimonial da UFMS devem ser encaminhados e tramitados para baixa. Aparelhos com a ficha patrimonial da empresa NetWare devem ser guardados para posterior recolhimento, conforme orientação a ser passada pela Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura.

Dúvidas, orientações e suporte

Os manuais para instalação dos telefones estão disponíveis aqui. A equipe de suporte está à disposição para esclarecimento de dúvidas e orientações, pela internet ou telefone (67) 3345-7292, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Texto: Rafael Cogo