Novo Conselho Curador da Fapec é empossado

Foram empossados na tarde de ontem (3), os novos membros do da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec). A cerimônia de posse foi realizada no auditório da Famez, em Campo Grande. Até 2019, os 17 membros do conselho serão responsáveis, especialmente, por formular propostas e avaliar questões relevantes aos trabalhos de apoio e fomento da pesquisa, ciência, tecnologia e inovação da Fundação.

Quem assume a presidência do Conselho Curador é professor Ruy Caldas e a vice-presidência a professora Rosana Cristina Zanelatto Santos.

O Conselho Curador da Fapec estava desativado há quase um ano. A posse dos novos membros marca um novo ciclo na gestão da fundação, que segundo o professor Ruy Caldas, vai elevar sua qualidade.

“Na minha visão estamos vivenciando um momento histórico para relação entre a UFMS e a Fapec no sentido de que, com este novo conselho. Espera-se que a Fapec passe a ser um dos grandes instrumentos de melhoria na qualidade do ensino, pesquisa e extensão da Universidade. Sobretudo, com o novo conselho, vamos colocar a fundação em um patamar totalmente diferenciado no nível de fundações como a Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp) ”, comentou Caldas.

Para o Reitor da UFMS, Marcelo Turine, um dos principais obstáculos do novo conselho é quebrar o retrato atual da fundação. “Não queremos a Fapec com o retrato que temos hoje: distante da comunidade cientifica da UFMS, e distante dos grandes desafios tecnológicos da sociedade e do setor empresarial; dos desafios educacionais e científicos dos governos municipais e estadual”, comentou Turine.

Na visão do Reitor, a Fapec é estratégica e fundamental para a UFMS dar um salto de qualidade no ensino, ciência, tecnologia e inovação. Por isso é muito importante que haja mais integração. A reativação do Conselho Curador consolida essa etapa e abre caminho para sonhos mais audaciosos. “Temos que pensar grande. Mato Grosso do Sul e o Centro-oeste merecem uma Fapec melhor. Queremos ser igual e melhor que a fundação Artur Bernardes – FUNARBE da Universidade Federal de Viçosa, ou como a FUNDEP- Fundação de desenvolvimento da Pesquisa vinculada a Universidade Federal de Minas Gerais. Enfim, podemos ser uma grande uma escola de negócios com padrão e atuação internacionais de educação, desenvolvimento e capacitação de estudantes, pesquisadores, executivos, empresários e gestores públicos”, defendeu Turine.

Os novos conselheiros empossados são:

Anderson Viçoso de Araújo (FACOM)

José Paulo Gutierrez (FADIR)

Fernando de Almeida Borges (FAMEZ)

Marcelo Bichat Pinto de Arruda (FAODO)

Clóvis Lasta Fritzen (INFI)

Marcos Vinicius Pereira Spreafico (INMA)

Patrícia de Oliveira Figueiredo (INQUI)

Matildes Blanco (CPCS)

Gecele Matos Paggi (CPAN)

Renata Bellenzani (CPAR)

Josiane Perez Gonçalves (CPNV)

Carla Werle (CPPP)

Nilton Cezar Carraro (CPTL)

Edelíbio Moraes de Lima (AAPP)

Bergson Henrique da Silva Amarilla (FIEMS)

Milton Augusto P. Mariani (ADUFMS)

Samanta Teixeira Felisberto (SISTA)