Nova equipe de gestão se reúne para formação de lideranças

Na próxima segunda-feira, 28, a nova reitora da Universidade, professora Camila Ítavo, receberá o cargo do reitor Marcelo Turine, em cerimônia no Teatro Glauce Rocha. Com o objetivo de preparar a equipe que tomará posse em cargos de liderança na Administração Central, foi realizada a formação de lideranças nesta quarta-feira, no Museu de Arqueologia da UFMS, com a participação do consultor convidado do Instituto MS Competitivo Carlos Schauff.

A nova reitora destacou que a capacitação de líderes, como parte dos protocolos de transição de gestão, é estratégica para a UFMS. “A gente tem pessoas ingressando na gestão nesse momento, tem pessoas com mais experiência, temos diferentes tempos na Universidade. Nós temos uma grande participação de mulheres na gestão. […] A gente precisa colocar todo mundo na mesma página, no mesmo sentido, na mesma sintonia, mas principalmente com muita união, comprometimento, dedicação e amor pela Universidade”, enfatizou.

A pró-reitora de Planejamento, Orçamento e Finanças, Dulce Maria Tristão, reforçou a importância desse alinhamento entre a equipe de gestores para que a UFMS alcance seus objetivos. “Hoje nós começamos com a formação de gestores, trazendo, em parceria com o MS Competitivo, Carlos Schauff, que já vem há algum tempo participando do processo de avaliação da Universidade. Isso vai fazer com que haja um fortalecimento de toda a equipe de gestão, uma preparação para uma discussão e traçar um planejamento e metas dessa nova gestão para os próximos quatro anos”.

O MS Competitivo é presidido pela Federação de Comércio do Estado, com atividades voltadas para organizações públicas e privadas. Em 2019, a Universidade iniciou a sua participação na Jornada de Excelência do Instituto, com o objetivo de desenvolver na Instituição um programa participativo e prático de educação e melhoria da gestão. Em 2023, a governança da UFMS foi reconhecida com troféu ouro na modalidade Compromisso com a Excelência pelo Instituto.

“A chegada de uma nova reitora tem muito significado, principalmente porque é uma mulher que está a cargo de uma grande Universidade, uma das mais avançadas do país. É uma mulher jovem e isso também é uma novidade no âmbito do cenário universitário brasileiro. Isso tem uma representatividade muito grande”, pontuou o consultor convidado Carlos Schauff.

Para o instrutor, o evento propôs o compartilhamento de princípios de boa liderança para a transição entre gestões seja benéfica e construtiva para a Instituição. “Esse é o foco do nosso evento hoje: olhar o lado humano dessa transição, quais são os soft skills [habilidades comportamentais] que nós esperamos que os dirigentes tenham para conduzir a Universidade para o futuro. Existe no forno um planejamento estratégico novo. Com o time melhor preparado, nós teremos uma equipe mais capaz de fazer o planejamento estratégico alcançar os objetivos”, explicou.

A elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional integrado ao Projeto Pedagógico Institucional para os anos de 2025 a 2030 começou a ser desenvolvida em agosto (saiba mais aqui). O intuito é que o texto final, com objetivos, metas e indicadores definidos para os próximos seis anos, esteja pronto para aprovação do Conselho Universitário em dezembro deste ano.

Texto: Thalia Zortéa

Fotos: Bianka Macário