Nova edição da Revista Científica Pecibes é lançada pelo Humap

Na última sexta-feira, 16, foi lançado o Volume 8, edição nº 2, da Revista Eletrônica Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (Pecibes) do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS/Ebserh). A revista é um periódico interdisciplinar que tem a missão de disseminar a produção científica gerada por professores acadêmicos, residentes, colaboradores e pesquisadores do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian e dos demais autores externos nacionais e internacionais interessados na linha de pesquisa.

O objetivo é disseminar informação científica para prestar melhor assistência à saúde e desenvolver o ensino e a formação profissional. Publicar textos interdisciplinares e da educação em saúde abordando questões gerais, inovadoras e específicas. Semestralmente, a revista é disponibilizada em diversos repositórios nacionais e internacionais . O periódico do Humap possui ampla divulgação dos seus trabalhos que contém o registro DOI (Digital Object Identifier) responsável pela visibilidade e disseminação da sua produção científica.

“A Pecibes encerra o ano de 2022 com a publicação de 15 artigos elaborados por pesquisadores, residentes e profissionais de diferentes campos do conhecimento. Como uma revista multiprofissional, nessa edição publicamos diversidade temática importante por meio de um artigo de reflexão, sete artigos voltados à revisões, um artigo original e cinco relatos de experiência e estudos de casos”, afirma a gerente de Ensino e Pesquisa Ana Rita Filgueiras Barbieri.

Esta edição é composta por:

Artigo de reflexão: Terminalidade, ensino médico e cuidados paliativos: um estudo reflexivo.
Artigos de revisão: Aspectos bioquímicos e laboratoriais dos marcadores do infarto agudo do miocárdio (IAM), Atuação do farmacêutico na pandemia da COVID-19, Benzodiazepínicos: farmacologia, uso, contaminação ambiental e métodos analíticos para sua determinação, Efeitos do Treinamento Resistido Em Idosos com Obesidade Sarcopênica, Exames radiológicos no rastreio do câncer de mama, Uso da heparina na prevenção de tromboembolismo venoso em pós-operatório de cirurgia bariátrica, Uso da Ultrassonografia diafragmática como ferramenta no desmame ventilatório: revisão integrativa.
Artigo original: Perfil epidemiológico de oncocirurgias realizadas em um hospital de ensino do Mato Grosso do Sul.
Estudos de caso: Análise da capacidade respiratória de pacientes submetidos à cirurgia de revascularização do miocárdio, Hepatite Autoimune Tipo 2 em Criança Após Infecção por SARS-CoV-2, Osteomielite por Bacillus licheniformis e Paenibacillus alvei em uma criança imunocompetente.
Relatos de experiências: A criação do Núcleo de Avaliação das Tecnologias em Saúde (NATS) do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Diagnósticos e intervenções de enfermagem a pacientes submetidos a tratamento cirúrgico de fratura transtrocanteriana e Ensinar para transformar o cuidar.
Para o superintendente do Humap Cláudio César da Silva, registrar as produções científicas é essencial. “Além de ser fonte de pesquisa, as publicações perpetuam e contabilizam de forma essencial as produções realizadas no hospital, reforçando a missão de ensinar para transformar o cuidar”, ressalta. A edição completa está disponível aqui.

Sobre a Rede Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Vinculados a universidades federais, essas unidades hospitalares têm características específicas: atendem pacientes do SUS e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Texto e fotos: Comunicação Humap-UFMS/Ebserh