Neste final de semana estudantes do ensino médio realizaram a primeira etapa do PASSE

Mais de 2500 alunos do ensino médio prestaram neste final de semana a primeira etapa do PASSE (Programa de Avaliação Seriada Seletiva da UFMS).  A prova foi realizada em todos os municípios onde a universidade tem campus.

A nova forma de ingresso na UFMS é uma das modalidades mais simplificadas de passar do Ensino Médio para o Superior.  Ela foi adotada no final de 2017, após aprovação nos Conselhos Superiores da UFMS.  De acordo com pró-reitor de graduação, Rui Alberto Caetano, esse processo seletivo acarreta duas importantes contribuições: prepara melhor o candidato que entrará na universidade e oferece oportunidade para quem realmente busca a UFMS.

“O novo processo seletivo ele traz uma grande contribuição no sentido especial de buscar de atender aquele aluno que realmente busca fazer seu curso na nossa instituição. Além disso ele cria uma oportunidade para que a gente consiga aprimorar a formação desse aluno. Outras instituições que já adotaram o programa seriado relatam que o aluno ingressante nessa modalidade apresenta bom rendimento acadêmico”, explicou o Pró-reitor de Graduação, Rui Alberto Caetano.

A estudante do ensino médio, Ana Beatriz França, escolheu o PASSE justamente por acreditar que a prova seriada é uma maneira melhor de aproveitar o conteúdo de sala de aula. “Com o PASSE vou aproveitar melhor o que estou aprendendo neste ano e utilizar isso para tirar uma nota mais alta”.

Ana sonha ingressar no curso de Direito e relata que seria muito bom fazer uma universidade em Campo Grande. “ Eu gosto muito da UFMS e quero muito continuar em Campo Grande durante o tempo de faculdade. Se eu passasse aqui seria mais prático, além de aprender com ótimos professores.

Já Artur Camargo, que também realizou a prova do PASSE no domingo, tem o sonho é prestar Química na UFMS.  Ele comenta que a prova está “bem no nível do primeiro ano” e que a iniciativa de uma prova seriada ajuda muito os estudantes. “Fazer a prova em etapas acumulando nota é mais fácil do que estudar muito para uma única prova. Isso diminui a pressão”, afirmou Artur.

Segundo a Vice-Reitora da UFMS, professora Camila Ítavo, o objetivo principal do passe é aumentar a função social da universidade. “Essa seleção seriada para os estudantes do ensino média foi implementada com o intuito de ampliar a função social da UFMS. Assim como é realizado na UNB, onde existe também um programa de avaliação seriada, o PASSE-UFMS vem abrir as portas para os jovens de Mato Grosso do Sul e Brasil, para que eles entendam que além do SISU, a UFMS oferece outras formas de ingresso via vestibular próprio ou PASSE. Isso acarreta em mais chances para ingressar no ensino superior gratuito e de qualidade”, defendeu Camila.

O processo de seleção do PASSE UFMS foi organizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (FAPEC), fundação de apoio da UFMS. A FAPEC foi responsável pela elaboração e aplicação da prova, além de todo o esquema de segurança montado para garantir a lisura do exame.