Nanotecnologia é tema de conferência na 71° SBPC

Foi realizada na manhã desta quinta-feira (25) a conferência “Nanotecnologia das coisas”. O conferencista foi Oswaldo Luiz Alves, professor do Departamento de Química da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A nanotecnologia é uma área da ciência que estuda a matéria em nível nanométrico. Essa área passou a ser estudada pois era observado que com a diminuição do tamanho das partículas, inusitadamente as propriedades dos elementos mudavam, como o ponto de fusão e a cor. O tema é tão abrangente que existe uma multidisciplinariedade (várias áreas trabalhando para a resolução do problema), como dito pelo palestrante, “Nanotecnologia não é uma ciência, é uma multiciência”.

São tantas inovações na área que a previsão de lucro para 2020 é de 20 trilhões de dólares, nenhuma outra área tem a perspectiva de um lucro tão grande como essa. São diversas as aplicações, como a produção de tecidos que não mancham; implantes na mão para a exibição de dados como glicemia, pressão, batimento cardíaco averiguados no mesmo momento; produção de materiais implantáveis bioabsorvíveis; pinturas automotivas que são autolimpantes e antipichação; e fármacos que vão para a região específica de tratamento, dependendo do formato da partícula. Além disso, o principal produto para tratamento de câncer de mama utiliza essa tecnologia.

Como visto acima são diversas as inovações, sendo que muito ainda é idealizado, como a construção da cidade inteligente, inteligência artificial, aprendizado de máquina. Dessa forma, a conferencia foi um convite para que todos os jovens interessados no desenvolvimento e tecnologia contribuam com a pesquisa nessa área que afeta toda a sociedade.

Texto: Taynara Nogueira Martins (Monitora SBPC)