Na semana do leite, especialistas discutem cenários e perspectivas da cadeia

No Dia Mundial do Leite, comemorado em 1º de junho, um conjunto de ações de conscientização marca a data, como a Semana sul-mato-grossense do Leite, realizada de 31 de maio a 7 de junho. Neste ano, a programação será virtual,  em razão das medidas preventivas da pandemia da Covid-19.

O evento tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a relevância do consumo do leite e a sua importância para a economia do Estado. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a indústria de laticínios é o segundo segmento mais importante da cadeia de alimentos no Brasil, mas o consumo de leite ainda é baixo comparado a outros países.

“O leite tem uma participação significativa no PIB do agronegócio, que sabemos ter uma força no Brasil. Se olharmos o PIB do nosso país, percebemos que ¼ dele vem do agronegócio. Outro ponto importante na cadeia do leite é a geração de empregos. Temos uma série de profissionais empregados dentro de uma fazenda leiteira, tanto no meio rural, quanto no meio urbano”, explica a zootecnista Camila Soares Cunha, professora de Bovinocultura de Leite da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (Famez/UFMS).

Professora Camila Soares reforça ainda que, em termos de nutrição e genética, houve uma evolução na produção de leite no Brasil.

“Há 30 anos, a gente produzia 60% menos leite do que produzimos hoje, então isso é muito importante e significativo, como parte do bem-estar e conforto animal terem sido cada vez mais considerado pelos produtores, deles terem esse cuidado e saberem que o animal precisa ser bem tratado. Temos um alimento que é de fácil acesso para a população, rico em nutrientes que a gente não encontra em qualquer tipo de alimento. Estudos recentes mostram que as propriedades nutracêuticas do leite vão ter alguma ação no nosso organismo em termos de saúde, para a prevenção de doenças”, destaca.

A Semana sul-mato-grossense do Leite é a oportunidade de dar visibilidade às atividades desenvolvidas, bem como mostrar a representatividade do Estado no avanço da cadeia produtiva.

A programação completa do evento e os locais de trasmissão você encontra aqui.

Texto: Bárbara Menezes