Mutirão realiza coleta de lixo no Lago do Amor

Professores da UFMS, estudantes e pessoas da comunidade externa participaram do  mutirão de limpeza do Lago do Amor na manhã deste sábado, 22. A ação foi promovida pela campanha Eu Respeito e incentiva a conscientização sobre o descarte correto dos resíduos sólidos. Durante a atividade foram oferecidos luvas, água e sacos de lixo.

O diretor de Desenvolvimento Sustentável, Leonardo Chaves, explica que a UFMS tem monitorado a situação do Lago do Amor, promovendo pesquisas e projetos de extensão, desde 2008, sobre o assoreamento e os resíduos sólidos que são trazidos para as margens do Lago. “Os resíduos encontrados no Lago do Amor não surgem aqui, eles são trazidos dos córregos Cabaça e Bandeiras, quando ocorrem as enchentes e chuvas. Tudo isso é resultado de uma urbanização não controlada”, declara o diretor.

A professora da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia e coordenadora da atividade, Karina Righi, afirma que a ideia do mutirão surgiu em sala de aula, após os alunos debaterem sobre a problemática de resíduos sólidos descartados em locais impróprios. Ela ressalta que a Campanha Eu Respeito do mês de junho é essencial para conscientizar a sociedade sobre o papel de cada um no descarte correto de lixo. “O lixo é uma problemática urgente e a campanha vem para ensinar a população sobre o papel de cada um em separar corretamente o seu lixo”, pontua Karina.

Durante a ação, a quantidade de lixo encontrada surpreendeu os participantes. Itens como escova de dente e embalagens de desodorante, maionese, garrafas pet e isopores foram encontrados nas margens do Lago e também dentro. Ao todo, foram coletados 168 kg de resíduos sólidos.

Para a estudante de Engenharia Ambiental da UFMS, Vitória Sarate, o mutirão de limpeza é importante para colocar em prática o que é aprendido em sala de aula e para conscientizar sobre o descarte correto do lixo. Vitória explica que a limpeza também contribui para deixar mais bonito aquele que é um dos cartões postais de Campo Grande.

Além de estudantes e professores, simpatizantes da causa ambiental também participaram da atividade, como é o caso do grupo Caiaque em Ação, que já realiza limpeza em lagos e córregos de Campo Grandes há três anos. Para Francisco Brito, um dos integrantes, a limpeza das margens desses leitos é espontânea, pois os membros são conscientes sobre a causa ambiental e se voluntariam para participar.

O estudante de Engenharia Mecatrônica da Unicesumar, Gabriel Almeida, teve interesse em participar do mutirão após ver a divulgação da iniciativa por meio de uma rede social. Para Gabriel, o cuidado é essencial para que esses locais continuem a existir para a população. “Campo Grande é uma cidade muito arborizada, com natureza, porém as pessoas não cuidam disso. Então eu vi essa oportunidade e pensei na mesma hora em ajudar, mesmo não fazendo parte da UFMS”, diz.

Texto: Nélida Navarro

Fotos: Rúbia Pedra