Os estudantes do curso de Pedagogia do Câmpus do Pantanal, em Corumbá, Orlando Pilar e Leonardo Caamaño, sob orientação da professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cláudia Araújo de Lima, conquistaram o segundo lugar no show de talentos do projeto ArboControl, coordenado pela Universidade de Brasília (UnB), e que trabalha com a temática de combate às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.
O trio sul-mato-grossense foi premiado com o “ArboRap”, uma música infantil que contém informações sobre a prevenção e os cuidados necessários com a dengue, o zika vírus e a chikungunya. O Rap utiliza a linguagem do mosquito em primeira pessoa, e tem um refrão cantado por crianças.
A premiação foi divulgada durante o Congresso Internacional ArboControl, que reuniu pesquisadores de vários países, na última sexta-feira,8.
“Nós comunicamos um assunto tão presente no nosso dia a dia, com uma linguagem voltada ao público infantil, de modo que as crianças sejam agentes de prevenção. Estamos muito contentes pela premiação e pelo reconhecimento da comunidade ao nosso trabalho. Para nós que somos educadores e futuros educadores, este é o melhor estímulo que poderíamos receber. E viva a pedagogia inovadora que praticamos na UFMS, no Câmpus do Pantanal!”, comemora a professora Cláudia Araújo.
O estudante Orlando Pilar está no terceiro semestre do curso de Pedagogia, e foi convidado pela professora Cláudia para integrar o projeto ArboControl Mato Grosso do Sul. “Quando nós fomos aceitos no projeto, definimos de que forma iríamos trabalhar e escolhemos o público infantil, porque sabíamos que por meio das crianças chegaríamos a todos os públicos, e quando soubemos do prêmio foi uma explosão de felicidade.”
Além do rap que foi premiado no festival, os estudantes idealizaram outros seis produtos com a temática de combate ao mosquito, como quadrinhos narrados, animação em stop motion, e filtros para redes sociais. “O projeto foi muito importante para nós. Por sermos da área da educação e o projeto ser da área da saúde, tivemos que criar estratégias lúdicas e didáticas para atingir nosso público alvo, para que elas [as crianças] se apropriem do conhecimento e espalhem em seus bairros, suas casas e na escola. E por meio deste trabalho, ficarmos entre os 3 melhores do Brasil, é uma honra enorme,” celebra o estudante do 8º semestre do curso de Pedagogia, Leonardo Caamaño.
Após a premiação com o ArboRap, o Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares ( Nepi/Pantanal), do qual a professora Cláudia Araújo de Lima faz parte, apresentou um projeto de extensão para divulgação junto às escolas municipais de Corumbá e de Ladário, na região do Câmpus do Pantanal.
Projeto ArboControl
O controle vetorial do Aedes Aegypti é essencial para prevenção e interrupção da propagação da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. A adaptação e proliferação deste mosquito em áreas urbanas aliadas ao potencial de transmissão das arboviroses, tem grande impacto sanitário no Brasil.
A inesperada epidemia de Zika vírus em 2015 reforçou, paralelamente ao desenvolvimento de uma vacina e de medicamentos antivirais, a necessidade do controle do vetor.
Diante desse cenário, foi firmado convênio entre o Fundo Nacional de Saúde e a Universidade de Brasília para apresentar alternativas que sejam viáveis, eficazes a longo prazo e ambientalmente sustentáveis para o controle de Aedes aegypti em todas suas formas de vida, daí surgiu o projeto ArboControl.
O Câmpus do Pantanal por intermédio do Laboratório do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares (Nepi/Pantanal), integra o Projeto ArboControl desde junho 2021, e participa das ações no Componente 3 – Educação, Informação e Comunicação para o controle do vetor, com a Estação ArboControl UFMS.
Texto: Crislaine Oliveira