Na próxima semana, o Museu de Arqueologia (Muarq) da UFMS oferece às famílias de Campo Grande uma programação especial para as férias escolares. Nos dias 22, 24 e 26, entre 14h e 16h, está programada a atividade Férias em Família no Muarq com o tema Caça ao tesouro dos 45 anos de UFMS: o Museu de Arqueologia. Podem participar crianças de 7 a 12 anos, acompanhadas dos pais ou responsáveis.
“Nós temos um ‘baú do tesouro’ com placas contendo imagens das peças arqueológicas em exposição. A caça consiste em achar peça semelhante à imagem, retirada do baú, que foi previamente escondida no Museu pela nossa equipe”, explica a responsável técnica do Muarq, Laura Roseli Pael Duarte.
Para participar, no entanto, é necessário fazer inscrição prévia pelo telefone 67 3321-5751. As vagas são limitadas. “As inscrições devem ser feitas nesta quinta, 18, e sexta-feira, 19, apenas pelo número do telefone. Para comemorar os 45 anos da UFMS, no dia 22, às 14h, vamos começar com a abertura da exposição Mato Grosso do Sul na Pré-História: megafauna do quaternário da Serra da Bodoquena”, comenta Laura
“As ilustrações presentes nessa exposição, feitas para o livro homônimo, foram criadas com duas diretrizes em mente: acurácia científica, de acordo com as informações disponíveis em artigos sobre os animais em questão, além de trabalhos em campo com coleta e preparação de material; expressão da beleza natural, onde cada um dos quadros foi pensado para expressar a majestade dos mamíferos que aqui viviam, e o ambiente da região”, comenta um dos autores do livro e organizador da exposição Samuel Vilasbôas Pereira. Ele é egresso do Curso de Artes Visuais, da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação e, atualmente, está matriculado no Curso de Ciências Biológicas, do Instituto de Biociências.
Segundo Samuel, o conjunto dessas prioridades guiou a criação visual de cada quadro, em que se buscou uma representação artístico-cultural dos conhecimentos paleontológicos do estado de Mato Grosso do Sul do período em questão. “A importância desse conhecimento se dá pelo simples fascínio e curiosidade sobre esses gigantes do passado, ao contextualizá-lo culturalmente dentro da perspectiva educativa, compartilhando-o com a comunidade geral e perpetuando a divulgação científica de modo inclusivo, democrático e aberto. Fomentar a curiosidade e a pesquisa é essencial para uma sociedade bem informada, criticamente consciente e que dá valor às suas riquezas, tanto naturais, quanto científicas e culturais”, reforça.
Durante a programação de férias, também serão apresentados os novos totens dos Muarqueólogos, o Aruanã e a Aruana, um da Sala Verde UFMS e outro da Exposição de Longa Duração do Muarq. O Muarq está localizada na Avenida Fernando Correa da Costa, 559 – 1º andar.
Texto: Vanessa Amin
Foto: Álvaro Herculano
Ilustração: Samuel Vilasbôas