Museu de Arqueologia da UFMS terá espaço dedicado à educação ambiental

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima certificou a Universidade para implementar uma Sala Verde no Museu de Arqueologia (MuArq). Com inauguração prevista para o dia 14 de maio, durante a Semana Nacional de Museus, o espaço será aberto a toda a comunidade e terá brincadeiras e jogos voltados para a educação ambiental e reflexão sobre preservação e sustentabilidades dos três principais biomas do estado. 

O Projeto Salas Verdes  tem como objetivo criar espaços socioambientais para o desenvolvimento de atividades de Educação e Cidadania Ambiental fora da sala de aula. O diretor de Desenvolvimento Sustentável (Dides) e coordenador da Sala Verde, Leonardo Chaves de Carvalho, celebra a conquista. “Estamos entusiasmados com a implantação da Sala Verde UFMS, que reforça nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e educação ambiental. Este espaço proporcionará acesso a informações, atividades sobre preservação ambiental e práticas sustentáveis, contribuindo para formação de cidadãos conscientes e engajados”, afirma. 

O estado de Mato Grosso do Sul abriga os biomas do Pantanal, Mata Atlântica e Cerrado. De acordo com o projeto, o espaço socioambiental terá como foco o Pantanal. “Nós pretendemos ir além e trabalhar com os três biomas presentes no estado, para os alunos das escolas teremos uma programação com jogos e brincadeiras. Pretendemos desenvolver capacitações, abrir o espaço para eventos e ainda poderá ser um ponto de encontro para os interessados em discutir as temáticas que envolvem sustentabilidade e o meio ambiente e, ainda, ser um local de pesquisa”, revela a coordenadora suplente, Laura Pael. 

A data de inauguração foi escolhida pela proximidade entre a proposta do novo ambiente e o tema da Semana Nacional de Museus, que este ano será Museus, educação e pesquisa. “Nós vamos aproveitar que a Sala Verde tem uma pegada forte de sustentabilidade, educação ambiental, preservação e pesquisa e vamos inaugurá-la durante a Semana Nacional de Museus”, comenta a coordenadora suplente. 

No dia 5 de abril, os coordenadores se reuniram com a diretora de Popularização da Ciência, Lia Brambilla, para juntos planejarem a dinâmica do espaço e atividades iniciais. “Nós convidamos  todos os professores, técnicos e estudantes da UFMS para utilizarem a Sala Verde UFMS e proporem parcerias, ações e atividades para movimentar o espaço educativo”, convida o coordenador Leonardo. 

A sala acompanhará o funcionamento do MuArq e integrará a programação do museu. Interessados em utilizar o ambiente para realizar capacitações voltadas para os profissionais da área de educação devem entrar em contato com a Secretaria de Formação de Professores, e demais propostas de capacitação, atividades ou eventos podem ser direcionadas para a Dides pelo e-mail dides.rtr@ufms.br.

Texto: Claiane Lamperth, com fotos do acervo do coordenador