Murais interativos e entrega de fitas são algumas das ações para valorização da vida

Em setembro uma série de atividades serão realizadas nos câmpus da UFMS com o intuito de colaborar com a valorização da vida e com a prevenção ao suicídio. As ações fazem parte da Campanha Eu Respeito em união à mobilização nacional Setembro Amarelo.

As atividades a seguir foram programadas e serão executadas pela Liga Acadêmica de Saúde Mental em Enfermagem (LASME). A partir de hoje (4), na entrada da Biblioteca Central e do Restaurante Universitário em Campo Grande, serão afixados murais interativos com perguntas para reflexão e onde a comunidade poderá deixar mensagens. Dentre os questionamentos estarão: “Como ajudar alguém que tem ideação suicida?” e “O que está levando uma geração de jovens ao sofrimento mental?”. Em edições anteriores os murais receberam frases que demonstravam sofrimento, frases de motivação, contatos de celulares para conversar sobre o assunto e contatos de redes de apoio, entre outros.

Ainda hoje (4) das 11h às 13h e das 17h30 às 19h, serão entregues no corredor central e Restaurante Universitário fitas com os dizeres “Sua vida vale a pena”.  Na próxima terça-feira (11) a partir das 8h, também no corredor central, serão montadas atividades e jogos interativos com o tema “O que te motiva a viver”. Nos dias 19 e 20, na Jornada Acadêmica de Enfermagem, a entrega das fitas e jogos serão no Complexo Multiuso e, ainda, será realizada a oficina “O suicídio e o direito a vida”.

Nos dias 6 e 13 profissionais da saúde dos municípios de Deodápolis e Naviraí também participarão de oficinas sobre o tema, com os integrantes da Lasme, que estuda expandir a ação para outros municípios.

 

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

 

 

 

Texto: Ariane Comineti