Mulheres na Ciência: apresentadas listas de propostas aprovadas

A UFMS divulgou duas listas que somam 23 propostas aprovadas no Edital Mulheres na Ciência UFMS 2020.

A ação prevê apoio financeiro para despesas de custeio em projetos de pesquisa e inovação em andamento no ano de 2020 e, até o momento, foram aprovados R$ 111.350 distribuídos entre os projetos. O orçamento previsto para o Edital é de R$ 500.000, provenientes de recursos próprios da UFMS.

De acordo com a chefe da Coordenadoria de Pesquisa da Propp Gecele Matos Paggi, cerca de 50% dos projetos cadastrados são coordenados por mulheres na Instituição e considerando questões levantadas com o home office, maternidade e conciliação das atividades, o incentivo é oportuno neste momento.

“Esse edital veio como uma ferramenta pra incentivar e dar a essas mulheres uma oportunidade mais rápida, acessível e fácil de divulgar a sua pesquisa, de melhorar e de trazer algum fomento para dentro desses laboratórios que essas mulheres lideram, para os seus alunos e que podem ser utilizados tanto diretamente na pesquisa quanto nas publicações”.

“Um incentivo como esse mantém as nossas pesquisadoras ativas, com o olhar para frente e com a vontade de continuar fazendo o seu trabalho. Então, a nossa perspectiva é de que a gente receba ainda muitas propostas e que isso vá de fato incentivar ainda mais a participação de outras colegas na pesquisa e na pós-graduação”, finaliza Gecele.

Aprovações

Uma das propostas aprovadas na primeira lista foi o projeto de pesquisa “Cuidado domiciliar ao adulto e idoso na percepção dos profissionais de saúde, pacientes e cuidadores”, coordenado pela professora do Instituto Integrado de Saúde (Inisa) Elen Ferraz Teston.

A proposta é compreender a percepção dos profissionais da Atenção Primária, do Serviço de Atenção Domiciliar e do Núcleo de Apoio a Saúde da Família, pacientes e cuidados em relação aos processos que influenciam no processo de cuidado de indivíduos que recebem os serviços.

A coordenadora do projeto explica que “a ideia surgiu, principalmente, diante da alteração do perfil epidemiológico da população, onde a gente percebe cada vez mais as pessoas adoecendo e necessitando de cuidados domiciliares”.

O projeto visa identificar os fatores que facilitam e dificultam esse processo e o planejamento é de que seja desenvolvido até 2021, com a participação de estudantes do curso de Enfermagem do Inisa.

“A gente tem que lembrar, principalmente no cenário atual, o quanto a produção de conhecimento científico subsidia conhecimento para a tomada de ações. Então, nesse sentido uma sociedade que investe em ciência tem mais chance de crescer”, completa Elen.

Na segunda lista uma das propostas aprovadas foi a da professora do Curso de Administração do Campus de Aquidauana, Ana Graziele Lourenço Toledo, com o tema “Eco inovações e modelos regionais sustentáveis: uma análise do potencial competitivo do Pantanal Sul-mato-grossense”.

A professora explica que a pesquisa surgiu da possibilidade de explorar potencialidades da região para aumentar a competitividade regional e atrair investimento e desenvolvimento aos negócios locais.

“O objetivo é compreender como as características regionais podem ser trabalhadas em termos de inovação sustentável, gerando, inclusive propriedade intelectual sobre as inovações. Estima-se que isso possa contribuir para tornar a região mais atrativa, promovendo aumento no interesse de empresas na medida em que identificam a existência de um ecossistema inovador”.

Para ela, o Edital não só incentiva como valoriza as pesquisadoras. “A participação feminina na ciência é desafiadora diante dos outros papéis sociais que a mulher assume. Então, iniciativas como esta são sempre bem-vindas e estimuladoras, principalmente para as recém-chegadas no ambiente da pesquisa”.

Confira as propostas aprovadas na Lista 1:

Download (PDF, 158KB)

Confira as propostas aprovadas na Lista 2:

Download (PDF, 159KB)

Inscrições

As submissões para o Edital Mulheres na Ciência 2020 podem ser feitas on-line por meio do site sigproj.ufms.br até 31 de outubro de 2020.

Cada proposta pode receber até R$ 5.000 e entre os itens financiáveis estão despesas com serviços de tradução, revisão e publicação de artigos científicos em periódicos e inscrição em eventos para apresentação de trabalhos.

O edital completo pode ser acessado abaixo:

Download (PDF, 169KB)

Texto: Talita Oliveira