Mulheres na Ciência 2021 divulga primeiras propostas aprovadas

As pesquisadoras da UFMS que já submeteram propostas no edital Mulheres na Ciência 2021 podem conferir a primeira lista de submissões aprovadas. Nesta primeira lista, foram contempladas oito pesquisadoras de unidades da Cidade Universitária e dos câmpus de Aquidauana, Três Lagoas, Chapadão do Sul e Pantanal.

No total serão concedidos R$ 30 mil para pagamento de despesas de custeio em projetos de pesquisa e inovação. Em 2021, a Universidade destinará até R$ 300 mil em auxílio para apoio às pesquisa científica e tecnológica, que podem ser utilizados para o pagamento de materiais de consumo, serviço de terceiros, diárias e passagens.

“Esse edital visa à participação mais efetiva e ao fortalecimento da pesquisa desenvolvida pelas mulheres da UFMS. Em um momento de crise mundial, todos os recursos liberados são feitos com muito sacrifício, empenho e certeza da importância. Com essa ação, a UFMS diz a toda a sociedade que a mulher na Ciência é fundamental”, ressalta a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação (Propp), Maria Lígia Macedo.

Pesquisadora do Inbio utilizará recursos para despesas de custeio

O edital funciona em fluxo contínuo até 31 de outubro de 2021 ou até que os recursos financeiros sejam totalmente utilizados. As inscrições devem ser feitas no SigProj. Os recursos financeiros são liberados à medida que as propostas são analisadas e aprovadas. A divulgação dos resultados pode ser conferida no Boletim Oficial ou no site da Propp.

Entre os requisitos para submissão da proposta estão: ser servidora da UFMS e pesquisadora, comprovado pela coordenação de projeto de pesquisa em andamento cadastrado na Propp, ter currículo cadastrado na plataforma Lattes do CNPq, possuir o Open Research and Contributors Identification (ORCiD), ter mestrado ou doutorado e não ter qualquer pendência junto à Pró-reitoria. O valor máximo disponibilizado para cada proposta é de R$ 5 mil.

“É a primeira vez que eu participo do edital Mulheres na Ciência. O recurso financeiro me ajudará a adquirir reagentes e solventes necessários para o desenvolvimento do meu projeto. Eles serão utilizados nos diversos experimentos que realizamos em laboratório para combater fungos patogênicos, nosso alvo de linha de pesquisa através da terapia de fotoinativação, a qual combina um composto químico e luz provinda de laser”, explica a professora do Instituto de Biociências Carla Santos de Oliveira. Ela foi uma das oito pesquisadoras com propostas aprovadas e vai utilizar os recursos no projeto Estudos de localização e inativação fotodinâmica utilizando fotossensibilizadores simples e modificados.

A pesquisadora do Campus de Aquidauana Dirce Ferreira Luz também participou do edital e foi contemplada. “Sinto-me lisonjeada por ter sido contemplada no edital Mulheres na Ciências. Esse edital é de suma importância, pois visa valorizar as mulheres transferidoras de conhecimento para o público em geral. Meu projeto visa avaliar a influência da temperatura sobre as características do leite ordenhado manualmente no Pantanal Sul-mato-Grossense. Estamos avaliando as diferentes temperaturas que o leite pode sofrer frente às variações da temperatura ambiental até sua chegada até a um laticínio ou caminhão tanque, para que seja processado. Sabemos que o leite é muito rico em componentes orgânicos, como carboidratos, lipídios, proteínas, entre outros, que podem degradar ou deteriorar conforme a temperatura ambiental. O projeto está relacionado ao Pibic 2020 e 2021 e com os resultados devemos gerar publicações e também projetos de extensão e outros de pesquisa relacionados ao tema. Estou muito feliz e sempre que houver editais desta natureza, vou participar”, relata.

Mais informações sobre submissões podem ser conferidas aqui. Para dúvidas ou esclarecimentos encaminhar e-mail para dipeq.propp@ufms.br.

Download (PDF, 145KB)

Texto: Vanessa Amin, com colaboração da estagiária da Agecom Juliana Ovelar (Cpaq)