Serviços das bibliotecas, cantinas, tecnologia e saúde do servidor

Seguindo as medidas de prevenção contra a covid-19, algumas atividades e serviços da UFMS foram alterados, para a segurança dos servidores e estudantes.

Bibliotecas

As bibliotecas de todos os câmpus estão abertas apenas para empréstimo e devolução de livros, e a permanência no local para uso dos espaços de estudo está suspensa.

Caso o estudante deseje fazer empréstimo de algum livro, ele deverá ir até biblioteca de seu campus com o número de chamada em mãos, pois não poderá entrar no local. “Estamos funcionando como bibliotecas de acervo fechado, ou seja, o aluno faz a pesquisa, entrega o número de chamada do livro que deseja ao atendente e o próprio atendente vai até o acervo buscar o material para o aluno emprestar”, explica Alessandra Borgo, chefe da Coordenadoria de Bibliotecas.

Durante o período de risco de contágio do coronavírus, será possível se cadastrar online para ter acesso aos livros eletrônicos do Portal Minha Biblioteca. As regras de cadastro online serão divulgadas no site bibliotecas.ufms.br.

Segundo Alessandra, após a devolução os volumes serão corretamente higienizados antes de voltarem às prateleiras ou novo empréstimo. “Os livros devolvidos poderão ser emprestados novamente somente após quarentena de no mínimo 48 horas e de higienização com álcool. Vamos tomar esse cuidado devido a estudos que mostram a permanência do vírus no papel”.

Os horários de funcionamento das bibliotecas também mudaram e podem ser conferidos neste link.

Cantinas

As cantinas da Cidade Universitária não irão funcionar durante o período de substituição das aulas presenciais por estudos dirigidos. O Comitê Operativo de Emergência decretou que os estabelecimentos que pedissem para fechar deveriam ser atendidos.

“Todos requereram e a gente se manifestou favoravelmente, tendo em vista o próprio decreto estadual de calamidade pública”, conta o pró-reitor de Administração e Infraestrutura, Augusto Malheiros.

O fechamento será, inicialmente, por 30 dias. Pode haver prorrogação caso o prazo de substituição de aulas presenciais se estenda.

Suporte da tecnologia

A Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Agetic) implantou o teletralho e continua com todos os serviços em pleno funcionamento. As demandas devem ser encaminhadas para o e-mail suporte.agetic@ufms.br

Os chamados estão sendo monitorados para maior agilidade dos processos e para não prejudicar a comunidade acadêmica.

“É importante observar que os serviços de TIC [Tecnologia da Informação e Comunicação] da UFMS estão devidamente dimensionados e monitorados para atender todas as demandas de atividades de ensino online e teletrabalho da UFMS”, afirma o diretor da Agetic, Luciano Gonda.

Confira como ficou a lista de telefones para atendimento via suporte da Agetic:

SUPORTE 01 – 3345-7665
SUPORTE 02 – 3345-7667
SUPORTE 03 – 3345-7515
SUPORTE 04 – 3345-7666
SUPORTE 05 – 3345-7290
SUPORTE 06 – 3345-7292

Saúde

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) também implantou o teletrabalho, logo, os servidores que necessitarem utilizar os serviços do Programa de Assistência à Saúde (PAS) ou da Divisão de Atenção Integral ao Servidor (DIAS) devem se atentar às mudanças.

A autorização de guias e a adesão de beneficiários ao PAS serão feitos pela internet, e as perícias odontológicas iniciais e finais estão suspensas. Na DIAS, os atestados médicos e o atendimento do serviço psicossocial também terão processos .

Veja as especificidades na instrução de serviço abaixo:

Download (PDF, 762KB)

Texto: Leticia Bueno