A iniciativa integra a programação da 14ª Primavera dos Museus – Mundo Digital: museus em transformação. O debate on-line promovido pelo Museu de Arqueologia da UFMS tem como tema a “Reinvenção dos Museus através dos tempos”, e será transmitida ao vivo pelo canal do Muarq no Youtube, a partir das 16h30, desta quinta-feira (24).
A iniciativa, de acordo com a coordenadora do museu, Lia Brambilla, foi proposta para refletir sobre as novas formas encontradas pelos museus para manter as atividades. “Convidamos para participar da mesa-redonda o professor Gilson Rodolfo Martins que é o fundador do Muarq e vai passar pela história do museu, a professora Emília Kashimoto que geriu o Muarq por quatro anos e o professor Carlos Eduardo da Costa para debater sobre as transformações dos museus e também sobre as atividades que o Muarq tem realizado”, explica Brambilla.
O professor Carlos Eduardo lembra que a partir do contexto da pandemia da Covid-19, a sociedade mundial precisou se reinventar continuamente, tanto no sistema de ensino quanto nas atividades culturais. “Tal processo impactou a nossa forma de trabalho no Museu de Arqueologia, o qual é uma unidade de apoio vinculada à Proece. A equipe técnica precisou criar novas estratégias para manter o legado das pesquisas e atividades educacionais que foram iniciadas pelos arqueólogos Dr. Gilson Martins e Dra. Emília Kashimoto”, explica.
Ainda de acordo com o professor, entre as atividades pensadas para ampliar o alcance do acervo para sociedade pela democratização do conhecimento on-line, está a Conversa Museológica. A ação, promovida mensalmente pelo Muarq é transmitida também pelo canal do museu no Youtube. “Em minha visão, precisamos que os museus continuem tomando as rédeas sobre os debates para inclusão digital e produção de materiais educacionais disponíveis para a internet, assim gerando acesso para várias pessoas”, pontua Carlos Eduardo da Costa Campos.
Outra ação digital é o Momento Muarq que consiste na exposição da história do museu e na demonstração de objetos arqueológicos. “Estamos nos preparando para o primeiro webinário do MuArq, a 6 ª Semana de Arqueologia que será realizada em novembro e transmitida via Youtube”, comenta o professor.
As atividades são transmitida no Youtube, Facebook e Instagram do Muarq/UFMS.
Texto: Tathiane Panziera