A partir desta terça-feira, 21, o Museu de Arqueologia (Muarq) da UFMS e a Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande realizam uma série de exposições itinerantes em escolas públicas. O projeto é fruto de parceria entre as duas instituições e surgiu após a exibição do documentário sobre o Museu na TV da Rede Municipal de Ensino (Reme).
“Após o documentário sobre o Muarq ser exibido na TV REME para professores e alunos da rede básica de ensino, vamos, agora, ir até às escolas para debatermos sobre cultura material, arqueologia, história e arte rupestre. O contato interpessoal é importantíssimo para a construção do saber, assim como a possibilidade dos jovens dialogarem conosco”, explica o professor da Faculdade de Ciências Humanas e responsável pela Comissão de Pesquisa do Museu, Carlos Campos.
A primeira exposição será realizada na Escola Municipal Nicolau Fragelli, no período da manhã e tarde. Intitulado Exposição Itinerante Semed/Muarq – aprendendo sobre Pré-História do Mato Grosso do Sul: mostra de vídeos e maquetes, o projeto tem como objetivo democratizar o saber sobre a Pré-História do Estado nas escolas, por meio da exibição de material audiovisual, mini-exposições de objetos arqueológicos e maquetes que foram elaboradas pelo Muarq em 2021. “Focaremos na região de Campo Grande, inicialmente. Ademais, a diretora de Popularização da Ciência da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte Lia Brambilla também irá participar divulgando o Vem Pra UFMS e as formas de ingresso nos cursos de graduação. Acreditamos ser uma oportunidade ímpar para os alunos conhecerem mais sobre a Universidade e se prepararem visando ao futuro universitário”, ressalta o professor.
Para a responsável técnica pelo Museu, Laura Pael, a parceria com a Semed tem rendido bons resultados. “A parceria é excelente para a nossa equipe, pois todos na Secretaria são colaborativos e propositivos, em especial a Divisão de Educação e Diversidade. As ações em conjunto colaboram para integrar universidade e escola e ratificam nosso compromisso com a sociedade”, disse.
A exposição é uma ação vinculada ao projeto de extensão Práticas de Ensino e Pesquisa no Museu de Arqueologia da UFMS: estudos de Pré-História e Arqueologia¸coordenado pelo professor Carlos e ao projeto Análises arqueológicas, laboratoriais, educação patrimonial e ambiental do Museu de Arqueologia da UFMS, coordenado pela antropóloga e responsável pelo Muarq Laura.
Cronograma
Até o fim de outubro estão agendadas outras seis exposições. Ainda em setembro, no dia 27, será realizada na Escola Municipal Frededico Soares, no dia 30 na Escola Sulivan Silvestre Oliveira. Em outubro, a primeira escola a ser contemplada é a João Cândido de Souza, no dia 7, depois a Tomaz Ghirardelli, no dia 19, Professor Licurgo de Oliveira Bastos, no dia 26, e Elpídio Reis no dia 28.
Documentário
Para conhecer mais sobre o Muarq basta acessar o site muarq.ufms.br. O documentário Do Muarq para a escola: conhecendo o museu, ainda está disponível no canal da TV REME, veja aqui.
Texto: Vanessa Amin
Foto: Acervo Muarq/Proece