O Movimento Concerto realiza apresentações musicais gratuitas, com o objetivo de democratizar o acesso a este tipo de repertório. Como parte da campanha Eu Respeito, em 2021, as atividades do projeto foram reestruturadas para serem transmitidas on-line e a abertura da temporada será em 27 de abril.
O primeiro concerto será com os professores do curso de Música: Jacques Douglas, Ana Lúcia Gaborim, Marcelo Fernandes, Evandro Higa e William Teixeira. O repertório será variado e a transmissão, gratuita, será às 19h30, pela TV UFMS.
Para 2021, o Movimento Concerto traz apresentações mensais, de abril a dezembro. Todas as apresentações serão on-line, para respeitar as normas de distanciamento social. “Nós sabemos que dentro de todas as fases da pandemia, todos os altos e baixos, a possibilidade de reunir um público em um teatro fechado, como é o caso do Glauce Rocha, vai demorar um tempo ainda, tanto que nós já procuramos fazer toda a programação de maneira on-line. Além disso, uma adaptação é sempre buscar programações artísticas que envolvam um número reduzido de artistas, então já vai poder ser observado nesse primeiro concerto de abril que todas as músicas ou vão ser feitas por um único músico ou por no máximo dois, de modo a poder fazer tudo isso com distanciamento e numa quantidade reduzida de encontros, tudo buscando uma adaptação ao momento de pandemia dentro da proposta artística que sempre prima pela qualidade”, explica o coordenador do projeto, professor William Teixeira.
Outro diferencial desta temporada é a inclusão de produções feitas por estudantes do curso de Música. “Já que temos percebido nos últimos anos um aumento da qualidade nessa produção dos alunos, tanto a programação do mês de junho quanto do mês de dezembro tem relação com a produção artística oriunda dos trabalhos de conclusão de curso dos alunos”, conta William.
Segundo o professor, durante a pandemia, manter os estudos e as produções musicais não é tarefa fácil, pela impossibilidade de performar em espaços públicos e de se reunir com outros músicos. Portanto, o Movimento Concerto também atua como uma atividade que renova os ânimos dos profissionais. “Criar essa oportunidade tem ajudado inclusive os professores e muitos dos alunos a terem uma meta, ter um foco para poderem se planejar, já que está tudo tão parado, em suspenso. O Movimento Concerto creio que vai ter uma importância não só para o público, mas para os próprios músicos que vão ter um espaço para poder se planejar e se colocar artisticamente, mesmo que on-line”.
Texto: Leticia Bueno