Nesta segunda-feira, às 18h, a equipe do Museu de Anatomia da UFMS realiza a live de inauguração da mostra virtual viVENDO pela Anatomia. Será uma versão on-line da mostra anual Museu de Anatomia e em Estações de Ciências, e que tem como intuito trazer de forma lúdica e divertida temas ligados a anatomia, qualidade de vida, atualidades, zoologia, entre outras áreas de conhecimentos.
“As pessoas precisam conhecer o que fazemos na Universidade. Devido à pandemia, estamos sempre tentando apresentar nosso trabalho em ambiente virtual. Pensei que seria um oásis para os nossos estudantes do projeto que muitas vezes ficam ansiosos por conta do isolamento social, então propus algo diferente. Pedi que eles fizessem os vídeos em formato mais lúdico, artístico e cênico, e assim se divertissem também”, comenta a coordenadora do projeto Jussara Peixoto. Segundo a professora, a ideia da mostra virtual partiu de uma conversa com um estudante de Odontologia, na qual ele apresentou um desenho realizado a partir de uma matéria lida sobre a exploração do sal do Himalaia.
A mostra será distribuída em 19 temáticas, entre elas: O sal te faz chora, que explicará da importância do sal em nossas vidas; Você tem fome de quê?, com uma reflexão sobre a fome do conhecimento e da cultura; Doar meu corpo? O que você ainda não sabe explicará o programa de doações de corpos da Universidade; Ansiedade e depressão: quem nunca? Sobre como lidar com esses sentimentos; e O sapo, o biombo e o quintal anatômico apresentando temas da Zoologia.
Jussara contou com a participação de estudantes para organizar e realizar as produções para mostra virtual. Para o acadêmico de Odontologia, Carlos Eduardo da Costa Kirch, foi um desafio traduzir o conhecimento científico para uma linguagem mais acessível. “Tivemos que tirar nosso pensamento para fora da caixa na tentativa de adequar uma informação do meio científico uma forma mais facilitada”, diz. Yara Gabriele Nunes Maciel, também acadêmica de Odontologia, relata sua experiência vivida tanto na mostra do Museu de Anatomia presencial, como na mostra virtual. “Participar da mostra presencial foi uma experiência muito gratificante, porque percebíamos como as pessoas reagiam frente aquele conhecimento que estavam recebendo e, agora, na produção de vídeo para a mostra virtual estou aprendendo e descobrindo novas habilidades”.
A exposição viVENDO pela Anatomia contará com uma sequência de transmissões e postagens de temas diversos ligados à anatomia. Para acessar as atividades da mostra virtual acesse o perfil do Museu no Instagram.
Texto: Lidiane Antunes (estagiária da Agecom)
Imagens: reprodução