Mostra UEMS de teatro acontece na UFMS

Cartaz_teatroA Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em parceria com a UFMS trazem para a comunidade acadêmica uma mostra de teatro com três apresentações, “O Zoológico de Vidro”, “Tia Eva” e “A ver estrelas”. O evento acontecerá no Teatro Glauce Rocha nos dias 21 e 22 de junho.

Quem se interessar e quiser assistir as apresentações, os ingressos são limitados e podem ser retirados gratuitamente na Coordenadoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (CCT/PREAE), a partir de sexta-feira (17/06) à tarde.

A abertura do evento será realizada pela Camerata Madeiras Dedilhadas da UFMS, uma pequena orquestra de Câmara, que combina o timbre do violão ao timbre dos instrumentos de sopro tradicionalmente feitos de madeiras.

A partir do horário do evento, a entrada será aberta a todos conforme o número de assentos livres.

Confira a programação:

21/06 – Terça-feira

19h30 – TIA EVA, de Cristina Matogrosso

Direção Geral – Marcus Villa Góis

Os espetáculos teatrais Tia Eva e A Ver Estrelas resultam da disciplina de Técnica de Interpretação Teatral do curso de Artes Cênicas e Dança da UEMS.

“Tia Eva” fala de uma das mais importantes personagens da nossa cultura popular e para nossa cidade. Tia Eva foi escrava negra em Jataí no Estado de Goiás, quando liberta migrou para Mato Grosso do Sul e fundou sua comunidade na região de Campo Grande, hoje um bairro da cidade, que tem o reconhecimento da Fundação Cultural Palmares como comunidade remanescente de Quilombo. A dramaturgia é assinada por uma campo-grandense que pode ser considerada como uma das grandes damas do teatro sul-mato-grossense, a ex-professora, escritora, dramaturga, diretora teatral e atriz Cristina Mato Grosso.

O elenco é composto por Ademir Jr, Aline Higa, Ângela Mendes, Conceição Muniz, Ewerton Goulart, Gilza Corona, Joelma Souza, Thaís Constantino, Vanderlei José e Vinícius Battaglin. A direção é de Vanderlei José, figurinos de Joelma Souza e Thaís Constantino, Cenário de Ângela Mendes e Aline Higa, Comunicação de Ademir Jr., Melodias de Vanderlei José e arranjos de Conceição Muniz e Ewerton Goulart.

20h30 – A VER ESTRELAS, de João Falcão

Direção Geral – Marcus Villa Góis

O espetáculo relata a história de Jonas, um garoto quieto e pacato que vive na tranquila Vila da Solidão. Num determinado momento em que está só em seu quarto, ele se perde em seus pensamentos observando as estrelas. Num misto de sonho e realidade, Jonas se vê cercado pelos seres encantados que moram em sua imaginação. Sem perceber, vai parar num lugar onde tudo pode acontecer, o País do Navegar. Essa trajetória mostra a Jonas uma oportunidade para sair de sua monotonia – o Reino a Ver Estrelas – e se permitir descobrir como aproveitar melhor os seus dias, experimentando os conflitos que são estranhos ao seu universo.

O elenco é composto por Ariela Barreto, Elisabete Cavalcante, Erika Juliane, Fran Corona, Gabriel Buliani, Jonatas Moreira, Julio Oliveira, Lara Paulon, Livia Felix, Rafaela de Oliveira, Renderson Valentin, Tess Ornevo, Thiagoo Acosta e Ton Alves. A direção, cenário e figurino é do elenco coletivamente.

 

22/06 – Quarta-feira

19h30 – O ZOOLÓGICO DE VIDRO, de Tennessee Williams

Direção Geral – Marcus Villa Góis

Como resultado de um projeto de extensão do curso de licenciatura em Artes Cênicas da UEMS, o espetáculo Zoológico de Vidro, conta a história de Laura Wingfield, uma menina muito tímida, devido a uma deficiência na perna. A mãe de Laura, Amanda Wingfield, ao descobrir que a filha abandonou os estudos, resolve arrumar um pretendente para ela. Tom Wingfield, irmão de Laura, trabalha em um almoxarifado, mas deseja viajar pelo mundo como marinheiro mercante. Aconselhado por sua mãe, ele consegue levar para casa um amigo, na verdade, um pretendente para sua irmã Laura. Este é Jin O’cconor, um jovem que acredita no futuro da televisão, é a última esperança de Amanda.

O elenco é formado por Gláucia Pires, Marcos Gauto, Clara Mendes e Yuri Tavares. A direção é de Marcus Villa Góis, iluminação de Pietro Lara, operação de trilha de Matheus Lomando. Trilha de Bruno Loyacono, cenário de Haroldo Garay, figurinos de Fábio Maurício. Designer gráfico e Vídeos: Jamille Fortunato.

 

Fonte: CCT/Preae