Mobilidade acadêmica internacional para estudantes de direito recebe inscrições até 7 de maio

Estão abertas as inscrições para mobilidade acadêmica internacional na Escola de Direito da Universidade de Camerino, na província de Macerata, na Itália. Estudantes da Faculdade de Direito podem se cadastrar pelo SigProj para a dupla-diplomação até dia 7 de maio. O principal objetivo é qualificar e internacionalizar o ensino, a pesquisa científica, o desenvolvimento tecnológico, o empreendedorismo e a inovação, fortalecendo a interação entre a nossa Instituição e a universidade italiana.

O diretor-adjunto da Agência de Internacionalização e Inovação (Aginova), João Batista Sarmento Neto, explica que a oportunidade é única, e que os estudantes terão a possibilidade de passar três semestres no país, com período para a realização da dupla-diplomação de setembro deste ano a fevereiro de 2025. “A mobilidade acadêmica possibilita ao estudante desenvolver parte dos estudos em uma instituição estrangeira. Com isso, a mobilidade contribui não só com aspectos relacionados à diplomação do acadêmico, mas também com a transformação de competências, a possibilidade de aprendizado de um novo idioma, experiência de vivência em uma nova cultura, interesse em se preparar para viver em um mundo novo, aperfeiçoamento do currículo, entre outros”, afirma.

O diretor ainda reforça que, com a mobilidade, os estudantes podem ter acesso a laboratórios, equipamentos e equipes de pesquisa que podem dar suporte ao desenvolvimento de cada um dos perfis de pesquisadores, o que impulsiona os indicadores de produção científica. “Além disso, o estudante terá acesso a conteúdos e experiências que somarão novas skills a seu perfil, formando assim, um profissional mais completo a ser disponibilizado ao mercado”, reforça.

Pré-requisitos e inscrição

São oferecidas cinco vagas para os estudantes regularmente matriculados em direito na UFMS, e os interessados precisam ter concluído quatro semestres do curso sem reprovações, ter Média Geral Acadêmica (MGA) igual ou superior a 6,5, além de ter cursado e sido aprovado nas disciplinas até o 2º semestre de 2022. É preciso se comprometer a prestar um dos exames oficiais de língua italiana quando solicitado, sendo imprescindível para dupla-diplomação, e não adiar ou transferir a mobilidade acadêmica para outros semestres que não o informado no edital.

Durante a inscrição, os estudantes devem anexar uma carta de motivação de duas laudas, no máximo, termo de compromisso e certificado de proficiência de italiano e/ou declaração de curso em italiano, sendo que estes dois últimos não são obrigatórios, mas classificatórios. O Acordo de Cooperação Internacional oferece isenção de taxas de matrícula e despesas comuns de ensino privado, como mensalidades e anuidades, mas os participantes devem custear as despesas de viagem, documentação e gastos mensais ao longo da permanência.

“Destaco que nos últimos anos a UFMS vem expandindo cada vez mais suas parcerias com instituições estrangeiras, o que traz oportunidades de mobilidade para diversos países do mundo”, encerra o diretor.

Comunicados e atualizações sobre o processo seletivo serão publicados no portal Boletim Oficial da UFMS, e o edital está disponível na página da Aginova.

Texto: Agatha Espírito Santo