Missão, sustentabilidade e desenvolvimento foram destacados na abertura da Semana Lixo Zero

De 25 a 30 de outubro a Semana Lixo Zero da UFMS promove conscientização sobre a geração de resíduos com atividades virtuais e presenciais em todos os dez câmpus da instituição. Entre as atividades programadas estão palestras, oficinas e rodas de conversa sobre temas relacionados à sustentabilidade e gestão de resíduos, além de ações de limpeza e coleta de materiais, e passeios ciclísticos.

 

Na cerimônia de abertura, realizada ontem, 25, o reitor Marcelo Turine expressou alegria com a realização. “É um orgulho muito grande para a Universidade estar cumprindo mais uma missão social. Como universidade pública, gratuita e de qualidade, essa prestação de serviço para a sociedade é muito importante. É muito bom termos na Ciência uma linha estratégica para poder pensar e mudar o nosso planeta”, disse.

 

“Graças ao acolhimento de todos os câmpus da UFMS que abraçaram nossa causa e estão realizando ações belíssimas, conseguimos levar a Semana Lixo Zero UFMS toda a nossa Universidade. Estou hoje muito feliz, espero que a gente colha muitos frutos e que a Semana se fortaleça a cada ano e traga mudanças efetivas para a nossa comunidade interna e externa que participa desse evento”, destacou a professora da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng) Karina Ocampo Righi Cavallaro, uma das embaixadoras do Instituto Lixo Zero Brasil.

 

O diretor de Desenvolvimento Sustentável, Leonardo Chaves, agradeceu a todos e falou sobre o avanço na sustentabilidade na UFMS. “A sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável que movem a UFMS estão baseados no conceito do ambiental, social e da governança, e observando as ações da Universidade em todas essas áreas, vocês podem ver o quão ampla é a abrangência de atuação da Dides. Avançamos muito, mas avançaremos ainda mais, para isso a gente necessita da colaboração e do engajamento de todos os membros da nossa comunidade universitária. Em breve será lançada uma consulta pública sobre temas de sustentabilidade, queremos ouvir a todos: docentes, técnicos, estudantes, terceirizados e a sociedade em geral”, afirmou.

 

“A Semana Lixo Zero é um dos grandes eventos do instituto desde 2010 e nesse ano está ocorrendo em mais de 250 cidades pelo país de forma simultânea. A gente fica feliz que a UFMS também está fazendo parte disso, parabenizo toda a organização e por estarem pela primeira vez realizando em todos os campus. O objetivo da Semana é mobilizar e difundir o conceito lixo zero, empoderar as pessoas, os negócios, as universidades, nessa causa tão importante que é a gente cuidar dos nossos resíduos, e isso começa desde a nossa casa até o nosso ambiente de trabalho, de estudo”, apontou a gestora de operações do Instituto Lixo Zero Brasil, Rayssa Rodrigues.

 

A palestra de abertura foi proferida pela engenheira ambiental Melly Paco Rodrigues Souza, que atua como analista técnica em sustentabilidade no Sebrae-MT. Ela falou sobre “Sustentabilidade para os pequenos negócios – na prática”.

As atividades da Semana são abertas a todos. Acesse dides.ufms.br/semana-lixo-zero-ufms para conferir a programação completa, dividida por dia e por campus. Algumas atividades necessitam de inscrição para a certificação, cujo formulário também está disponível no link.

 

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

 

Texto: Leticia Bueno e Ariane Comineti