Minicurso aborda uso de embalagens biodegradáveis

Um dos minicursos realizados durante a SBPC, abordou o uso de embalagens biodegradáveis no aumento da vida útil de alimentos. Com aulas teóricas e práticas, as professoras da UFMS Mariana Prates e Juliana Donadon, falaram como essas embalagens podem ser opções interessantes para acondicionar e prolongar a vida útil de alimentos in natura e processados. Participaram 26 pessoas.

Durante as aulas práticas, ministradas no Laboratório de Alimentos de Origem Vegetal, localizado na Unidade de Tecnologia de Alimentos (Unital), os participantes puderam conferir como podem ser produzidos filmes biodegradáveis de amido. “Foi muito positivo, pois além de participarem de forma ativa, os alunos demonstraram curiosidade, trazendo questionamentos bastante pertinentes”, relata a professora Mariana.

“Foi muito interessante poder discutir sobre o prolongamento da vida dos alimentos e também aprender como fazer uma embalagem biodegradável”, disse a acadêmica do segundo semestre do curso de Engenharia de Alimentos da UFMS, Isabele Rodrigues. Sobre a SBPC, Isabele elogiou o evento e disse que não esperava que fosse tão grande. “O evento está muito bem organizado, adorei a Avenida da Ciência”, falou.

A bióloga Luana Leichtweis Vieira ficou curiosa em aprender mais sobre o tema. Mestre em Entomologia e Conservação da Biodiversidade, ela decidiu fazer o minicurso para saber mais a respeito das embalagens e também por entender que o assunto auxilia no despertar da consciência a respeito da ecologia e educação ambiental. “O curso foi fantástico, aprendi muita coisa. As duas professoras são maravilhosas”, comentou. Em relação a SBPC, Luana disse que passou uma tarde inteira percorrendo os locais e lamentou que haja tantas atividades simultâneas. “Tem muita coisa legal, quero voltar outros dias”. Ela reside em Dourados e, atualmente, cursa licenciatura em Ciências Biológicas.

Atuando como professora de Ciências Biológicas no Colégio Militar, Adriana Schio Silva também participou do minicurso. Ela tem mestrado em Biologia Vegetal pela UFMS e doutorado em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária pela UCDB. “O evento está excelente, bastante diversificado. Tem muitas coisas interessantes. Durante a semana, trouxe um grupo de alunos da sexta série e eles ficaram fascinados. Não queriam ir embora”, comentou. Sobre o minicurso, Adriana disse que foi a primeira vez que teve contato com o assunto e gostou muito pelo fato de poder trabalhar com seus alunos o tema das embalagens biodegradáveis. “Poderei acrescentar os conhecimentos ministrados nos trabalhos que estamos desenvolvendo para a Feira de Ciências”, relatou.

O curso começou na segunda e termina nesta quinta-feira.

Texto e fotos: Vanessa Amin