Mestres e doutores participam de cerimônia presencial de conclusão de curso

Nesta segunda-feira, 11, foi realizada cerimônia de conclusão de programas de pós-graduação oferecidos pela UFMS. São 770 concluintes de mestrado e doutorado, sendo que 83 participaram da cerimônia presencial no Teatro Glauce Rocha, representando os 45 programas de pós-graduação, que contemplam 67 cursos de mestrado e doutorado.

“Uma pós-graduação forte fortalece a formação dos nossos jovens na graduação. Essa verticalização que a UFMS adota na governança institucional, favorece que cada vez mais sejam gerados novos conhecimento, ciência, tecnologia, inovação e também mais formação de recursos humanos para o mercado. Quero parabenizar todos os mestres e doutores que se formaram até dezembro de 2021. Esse é um momento de gratidão, de integração entre professores, coordenadores, estudantes e gestores da Universidade. Parabéns a todos”, ressaltou o reitor Marcelo Turine.

Ele enfatizou também o crescimento da UFMS nos indicadores de ciência e tecnologia, resultado dos investimentos na ampliação da oferta de programas de pós-graduação em áreas diversificadas. “A UFMS, hoje, está melhorando seus indicadores de ciência e tecnologia, destacando-se em nível nacional e internacional. Isso acontece graças ao empenho dos nossos servidores, gestores e estudantes que, mesmo durante a pandemia, continuaram produzindo ciência e cuidando das pessoas. Superando imensos desafios, por meio do conhecimento”.

A vice-reitora Camila Ítavo disse que os 80 mestres e doutores presentes representavam os mais de 3.260 alunos de mestrado e doutorado. “Houve um crescimento de quase 100% no número de alunos nos últimos anos e isso é fruto da qualidade do trabalho desenvolvido pelos nossos programas, a todos que disseram sim e dizem sim à Ciência, à Pesquisa, em prol do desenvolvimento de Mato Grosso do Sul e do Brasil”, afirmou.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Maria Ligia Macedo, falou sobre a emoção do momento. “Hoje é um momento de festa, de confraternização e ratificação de vitória dos nossos pós-graduandos concluintes. Após dois a cinco anos, eles concluem sua capacitação. Nossa alegria também vem do fato de podermos colocar na sociedade novos profissionais altamente capacitados, aptos a desenvolverem novos estudos e aplicar os conhecimentos gerados durante esses anos para a construção de uma sociedade mais ligada a ciência, ao desenvolvimento, à inovação e a tecnologia”.

“É um momento de grande emoção, poder participar novamente deste trabalho de pesquisa. Na graduação já me envolvia com a pesquisa e uso de estudos em educação. Sou egressa do curso de Pedagogia e, hoje, concluí o doutorado em Ensino de Ciências. Para mim é importante perceber minha evolução pessoal, mas também a evolução da Universidade, mostrando um avanço nas pesquisas e, especialmente, mantendo uma relação com a sociedade com muita responsabilidade, com preocupação com as questões locais, educacionais e acho que é uma satisfação muito grande perceber esse movimento”, relatou Gláucia Lima Vasconcelos.

Gláucia enfatizou que o sentimento mais presente foi o de gratidão. “Estou muito feliz por isso. O maior sentimento hoje é o de gratidão aos professores, à UFMS, ao país e à sociedade que acaba, de uma forma ou outra, mantendo a Universidade, acreditando na ciência, na pesquisa e na educação, que é a grande paixão da minha vida. Não foi fácil chegar até aqui. Contei com a ajuda dos professores, da família, dos orientadores, dos professores da escola onde desenvolvi a pesquisa, por isso essa conquista é de todos eles”.

Karoline dos Santos Rolon, oradora da cerimônia que representou todos os concluintes de mestrado e doutorado, concluiu o Mestrado em Administração e também se sentiu feliz em terminar o curso, mesmo com as dificuldades impostas pelo cenário de pandemia da Covid-19. “É um momento muito especial. Estou feliz em ter conseguido terminar mesmo em meio à pandemia. Foi um período de muitas incertezas, mas me sinto muito vitoriosa e acredito que todos os colegas também se sintam assim. Em tempos normais já não é uma coisa simples, a pós-graduação exige muito tempo, leitura, mas, ainda bem que tudo deu certo. A UFMS oferece um ensino de muita qualidade, com muito embasamento científico, pois os professores são altamente qualificados, com publicações em periódicos nacionais e internacionais. É um ensino de excelência”.

“Essa foi uma escalada de muito foco e muito apoio de uma Universidade que é inclusiva, apoio da turma muito participativa e da minha orientadora que sempre valorizou muito a áudio-descrição, proporcionando uma formação completa e sólida. É um momento muito feliz da minha vida. Sinto que vale a pena acreditar e que é importante perseverar”, contou o doutor em Educação José Aparecido da Costa. “A inclusão é uma realidade desde que tenhamos a busca e equidade em termos de oportunidade. Hoje também tenho um sentimento de dever cumprido com os meus pares no sentido de estimular outras pessoas com deficiência a buscar sua formação e qualificação acadêmica. Precisamos acreditar nessa transformação social e a universidade acredita muito nisso”, acrescenta.

José Aparecido enfatizou a possibilidade de contar com tecnologias assistivas e a facilidade que isso deu ao processo. “Na atualidade, contamos bastante com tecnologias assistivas, como programas leitores de tela, por exemplo, que fazem com que o acesso ao livro fique muito mais facilitado. Estou feliz e quero agradecer à UFMS que é uma universidade pública de qualidade e tem uma perspectiva da educação como algo transformador”, concluiu.

Texto: Vanessa Amin

Fotos: Marcelo Calazans