Dezenove estudantes do Mestrado Profissional em Gestão Universitária, oferecido por meio de convênio entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e UFMS, estão em fase de pré-qualificação de projetos. As apresentações virtuais foram iniciadas no dia 10 e seguem até o dia 31. Do total, 13 projetos são da UFMS.
Ontem (17), na abertura da exposição de cinco trabalhos, a vice-reitora Camila Itavo elogiou o empenho dos mestrandos em conseguir chegar a essa fase do processo. “Não é fácil acumular todos os afazeres do dia a dia do trabalho com o desenvolvimento de uma dissertação. Sabemos que a jornada tem sido muito árdua e complexa”, declarou.
Segundo a coordenadora local da turma fora de sede, Márcia Bortolocci Espejo, a qualificação dos servidores está diretamente relacionada às ações estratégicas da UFMS, o que torna o curso um diferencial para a Instituição e servidores. Ela lembrou também que a pré-qualificação não é uma etapa formal e sim um evento para assegurar que os projetos de pesquisa sejam aderentes às necessidades estratégicas da UFMS.
“Esse foi um projeto desenvolvido especialmente para a qualificação dos servidores em gestão universitária, a pedido da Reitoria, para desenvolver produtos que contribuam para a Instituição. Na época não existia o programa Qualifica e fomos buscar pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação um mestrado especializado nesse tema”, explica a professora.
Os seguintes projetos já foram apresentados:
- “Modelo de gestão de riscos na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul: Da concepção à implementação”, de Marco José Santos Silva;
- “Financiamento das Universidades: Proposta de Um Modelo de Alocação Interna dos Recursos Orçamentários na Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul”, de Homero Scapinelli;
- “Diagnóstico dos indicadores de acessibilidade nos cursos de graduação: um estudo de caso na Universidade Federal de Santa Catarina”, de Karen Laíse Moroski;
- “Políticas Públicas de Permanência na Universidade Federal de Santa Catarina: Uma Análise na Esfera Indígena”, de Ana Carolina Arnez dos Santos;
- “Avaliação institucional e indicadores para a pós-graduação”, Antonio Koodi Kato;
- “Fatores que influenciam o desempenho dos acadêmicos dos cursos da Educação a Distância da UFMS”, de Cibelle Renata Olarte;
- “O impacto da terceirização em universidades públicas federais brasileiras: um estudo comparativo entre UFMS x UFSC”, de Danielle Santiago Nepomuceno de Souza;
- “Proposta para um modelo de Gestão do Conhecimento na Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação”, de André Vidal Dabela Lanoa; e
- “Estratégias voltadas para a sustentabilidade ambiental na universidade: Um estudo de caso na UFSC e UFMS”, de Ernani Broering da Luz.
Para o dia 24 de maio serão apresentados os trabalhos:
- “Controle interno como ferramenta gerencial na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC”, de Guilherme Brognoli Costa;
- “Parcerias Público-Privadas na Educação Superior: Um Estudo de Caso em uma Instituição Federal de Educação Superior”, de Itamar Andrade Ferreira;
- “A Gestão Estratégica como potencializadora da Gestão da Evasão no IFSC, de João Francisco Xavier;
- “As ferramentas de gestão do conhecimento da mobilidade acadêmica nas instituições de ensino superior de Santa Catarina”, de Dijeanne Ribeiro Honorio Moura; e
- “Dimensionamento da Força de Trabalho em Instituições de Ensino Superior”, de Gislene Walter da Silva.
Por fim, no dia 31 de maio serão apresentados:
- “Gestão de Pessoas no Processo de Aproveitamento dos Técnicos Administrativos Educacionais Qualificados da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul”, de Gizele de Almeida Ribeiro;
- “Evasão e Mercado de Trabalho: Análise das competências desenvolvidas no curso de graduação em Filosofia”, Oséias Freitas Junior;
- “Manutenção predial na UFMS: histórico e prognóstico”, Rafael Fernando Martins;
- “Gestão de ativos de TIC: um estudo de caso na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul sob a tríade eficiência – eficácia – sustentabilidade”, do mestrando, de Ricardo Shodi Hiratsuka;
- “Mulheres na Gestão Universitária: proposta de Política de Promoção da Igualdade de Gênero na Universidade do Estado de Santa Catarina”, de Roberta Kloster.
O mestrado está sendo oferecido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da UFSC. Segundo a professora Márcia, a pré-qualificação dos projetos de pesquisa conta com a participação dos gestores do Comitê de Governança da UFMS. “O intuito é a discussão e alinhamento estratégico dos projetos às necessidades institucionais. Como alguns alunos não são originários desta turma, o convite a esta prática de debate e discussão para aprimoramento da pesquisa foi estendido para todos os alunos”, contou.
Os mestrandos terão até fevereiro e março de 2022 para concluir os projetos.
Texto: Christiane Reis